quinta-feira, 30 de maio de 2013

Corpus Christi

Mais uma vez nossa Paróquia esteve presente na Celebração de Corpus Chriti, participando na confecção de tapete para a procissão do Santíssimo Sacramento.

Agradecemos a todos que colaboraram com a doação do sal.

Galeria de imagens.





sábado, 25 de maio de 2013

Papa Francisco é o primeiro a receber o kit da JMJ Rio2013


Nesta sexta-feira, 24 de maio, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, entregou ao Papa Francisco, durante uma audiência no Vaticano, o primeiro kit peregrino da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013).

Juntamente com os Bispos Auxiliares da Arquidiocese que compõem a diretoria do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ, Dom Antonio Augusto Dias Duarte, Dom Paulo Cezar Costa e Dom Roque Costa Souza, do Secretário Executivo do COL, Monsenhor Joel Portela, e do Padre Francisco Reinaldo Oliveira, o Arcebispo do Rio teve a oportunidade de entregar também ao Sumo Pontífice uma imagem do Cristo Redentor, o CD “No coração da Jornada”, que reúne as músicas que farão parte das celebrações dos Atos Centrais da JMJ Rio2013, e algumas cartas de jovens brasileiros.

— O encontro com o Papa foi uma benção. Muito amável e alegre, Papa Francisco quis saber mais sobre os preparativos para a JMJ Rio2013, sobre o Rio de Janeiro e sobre o Brasil. Falamos sobre
a expectativa de todos pela sua presença no Rio. Ele ouviu e acolheu com simpatia tudo aquilo que transmitimos a ele e disse que participará da JMJ com muita alegria, afirmou Dom Orani.

Além da audiência com o Papa Francisco, Dom Orani e os membros do Comitê Organizador Local participaram de duas reuniões com a equipe de Alberto Gasbarri, responsável pelas viagens internacionais do Papa, para ultimar a agenda do Santo Padre. Uma reunião sobre a JMJ também foi realizada com o Pontifício Conselho para Leigos (PCL), onde foi apresentado o estado atual dos preparativos e os trabalhos que estão sendo desenvolvidos em prol da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.

Fonte: arqrio.org


quinta-feira, 23 de maio de 2013

Papa Francisco receberá dom Orani Tempesta durante audiência nesta sexta-feira


O Papa Francisco vai receber em audiência na sexta-feira, 24 de maio, o Arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, e membros do Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude.
Durante entrevista à Rádio Vaticano nesta quinta-feira, dDom Orani falou dos últimos preparativos para a Jornada, que terá início exatamente daqui dois meses: “Nós tínhamos já pensado em trazer para o Papa Francisco alguns símbolos da Jornada, por exemplo, o kit e a mochila, para colocá-lo dentro do clima da Jornada Mundial da Juventude. Conversar um pouco sobre aquilo que vai acontecer e como está a juventude do mundo, na expectativa do encontro com o Santo Padre no Rio de Janeiro. Também, trazer o abraço do Rio de Janeiro, do COL, das pessoas do Rio ao Santo Padre, dizendo o calor humano com o qual nós queremos recebê-lo e da alegria por presidir a JMJ – a primeira que ele preside – e a segunda na América Latina. Trouxemos também uma réplica da imagem do Cristo Redentor – que não podia deixar de trazer – para que o Papa possa estar cada vez mais próximo de nós, do Rio de Janeiro, do Brasil e dos jovens.”

Fonte: CNBB

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Disque Peregrino começa a funcionar hoje



Os peregrinos da JMJ Rio2013 podem contar agora com um novo espaço para tirar dúvidas: o Disque Peregrino. A partir de hoje, 22 de maio, o número de telefone (21) 2122-8050 estará disponível diariamente, das 8h às 20h, com atendimento em português, espanhol e inglês.

A ferramenta é gerenciada pelo Setor de Atendimento ao Peregrino, que pretende aumentar o atendimento na semana da Jornada. De 20 a 29 de julho, o peregrino poderá ligar 24 horas por dia para um número gratuito.

Além do Disque Peregrino, outro canal de comunicação continuará disponível: o e-mail contact@rio2013.com. No ar desde o início de 2012, o endereço já recebeu mais de 73 mil e-mails e atende peregrinos nas seis principais línguas da JMJ Rio2013: português, inglês, espanhol, italiano, francês, alemão e polonês.

Uma equipe de 25 voluntários responde os e-mails deste endereço e as questões enviadas através do “Fale conosco” do site em até 72 horas.  

Segundo o responsável pelo setor, Sidney Timbó, cerca de 70% das dúvidas enviadas pelos internautas poderiam ser esclarecidas com uma rápida pesquisa no site oficial da JMJ Rio2013.

— Por isso, sempre que respondemos uma pergunta reforçamos que o site é o principal canal de comunicação entre a Jornada e o peregrino. Qualquer informação sobre a JMJ em outro local não é oficial até estar no site, completou Timbó.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Creio no Espírito Santo - Reflexão do Cardeal Odilo Scherer



Cardeal Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo


A solenidade de Pentecostes, no Ano Fé, leva-nos a recordar aquilo que professa a fé da Igreja: “creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, que procede do Pai e do Filho e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado”.

O Espírito Santo é a 3ª pessoa da Trindade Santa, um só Deus com o Pai e o Filho. Também conhecido como Espírito de Cristo e de Deus, ele é Deus agindo em nós e no mundo, companhia e consolo dos que creem, sabedoria e luz divina a nos guiar, força de Deus a nós comunicada para a perseverança na fé e no bem, íntimo conselheiro a nos indicar o caminho do bem, amparo e defensor nas dificuldades e tribulações da vida.

Não fosse a ação do Espírito de Deus a animar e conduzir a Igreja, esta não teria subsistido ao longo dos séculos. Crer no Espírito Santo, é ter a certeza de que não andamos sozinhos, sem rumo e esperança no mundo, mas contamos com o divino amigo a nos guiar. O Espírito Santo é também a “alma da Igreja”, que lhe dá vida e dinamismo, assiste e conduz para que ela realize com fruto a obra do Evangelho.

“Ele, que falou pelos profetas”, continua a falar pela voz da Igreja, dando vigor e fecundidade à sua pregação e segurança aos seus ensinamentos de fé; ele a assiste em suas decisões e não a deixa enganar-se quando ela fala aos homens sobre as coisas de Deus, a salvação e a vida dos homens.

É o Espírito Santo que conduz no bem a vida e a ação da Igreja e de cada filho de Deus, fazendo-a crescer e frutificar. Por isso, em todas as nossas iniciativas eclesiais e pessoais, invocamos a luz e a graça santificadora do Espírito Santo. A Igreja o faz quando está diante de decisões ou atos importantes como a eleição de um papa, ou a ordenação de um bispo.

O Espírito também nos foi dado no Batismo como “Espírito da filiação”; por ele somos filhos de Deus e reconhecemos a Deus como Pai e a Jesus Cristo como nosso Irmão e Salvador. Mediante o Espírito Santo, podemos dirigir-nos a Deus com a confiança de filhos; ele também nos capacita a viver de maneira digna da nossa condição de filhos de Deus. “Quem não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo” (Rm 8,9).

Nesta solenidade de Pentecostes, com toda a Igreja renovemos nossa fé no Espírito Santo. E lhe sejamos atentos e dóceis, seguindo seus conselhos e inspirações. A Ele confiemos nosso Papa, os bispos e sacerdotes, nossos governantes e autoridades, os pais e educadores e todas as pessoas que têm especial responsabilidade sobre os outros. A ele confiemos nossos jovens para que, repletos dos dons do Espírito, renovem e vivifiquem constantemente a Igreja e o mundo.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

70 mil pessoas comemoram o maior Bote Fé do estado do Rio, na Praia de Icaraí



No Domingo da Solenidade de Pentecostes, mais de 70 mil jovens reuniram-se na Praia de Icaraí, para receberem os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude. Em um momento histórico, a Arquidiocese de Niterói acolheu o Ícone de Nossa Senhora e a Cruz Peregrina, no maior e último Bote Fé de âmbito regional do país antes da JMJ Rio2013.

Em uma linda tarde de sol, os jovens fluminenses curtiram os shows da banda Frutos de Medjugorje e Missionário Shalom, enquanto aguardavam a chegada dos símbolos deixados pelo beato João Paulo II, patrono da JMJ Rio2013. Enquanto isso, o ícone e a cruz dirigiam-se, em carro fechado, após se despedirem da Diocese de Campos dos Goytacazes e da Administração Apostólica de São João Maria Vianney.

Em seguida, os Símbolos da JMJ partiram da Ilha de Mocanguê, localizada no interior da baía de Guanabara, e seguiram a bordo de um navio da Marinha do Brasil, passando pelo Caminho Niemeyer — um conjunto de equipamentos culturais do município de Niterói de grande valor arquitetônico, de Oscar Niemeyer. Ao chegarem na Praia de Icaraí, jovens representes das 10 dioceses do Regional Leste 1 receberam a cruz e o ícone e seguiram até o altar para participarem da Santa Eucarístia.

O presidente do Regional Leste 1 e do Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, prestigiou o evento.

- É muito bonito de ver a manifestação de amor à Igreja, nesta recepção dos Símbolos da JMJ de todo esse povo de Deus. Este é o momento especial que todos vocês têm: um encontro com o Senhor, um encontro com Cristo. Que todos voltem para casa com o coração mais afervorado e reanimado e levem a todos os demais irmãos. É por causa de Cristo que estamos aqui. É por causa Dele que acontece a Jornada Mundial da Juventude, disse Dom Orani.

A Santa Missa foi presidida pelo arcebispo da Arquidiocese de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, e concelebrada por bispos, vigários episcopais e padres das dez dioceses do Regional Leste 1.

- O meu coração de bispo está feliz em poder acolher tantos irmãos e irmãs em nossa Arquidiocese, neste evento Bote Fé. É o último Bote Fé regional, que acontece em âmbito estadual, antes da realização da Jornada Mundial da Juventude. Acolhemos com fé a Cruz peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos entregues aos jovens pelo Beato João Paulo II. E por feliz coincidência da Divina Providência, celebramos hoje, na Igreja, a Solenidade de Pentecostes, alegrou-se Dom José Francisco.

 À luz do Evangelho, Dom José exortou aos fieis

- Com a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos e Nossa Senhora, a Igreja anuncia corajosamente o mistério da morte e ressurreição de Jesus. E quase ao final, no discurso de despedida, Jesus nos diz: Tenho ainda muitas coisas para dizer-vos, mas não são capazes de compreender agora. Quando vier o Espírito da verdade, ele Vos conduzirá à verdade plena, destacou.

Após a Celebração Eucarística, a animação ficou por conta do cantor católico Tony Alisson, que possibilitou os presentes momentos de louvor e oração.

O diretor do Setor Pré-Jornada do COL da JMJ Rio2013 e referencial de juventude no Regional Leste 1 da CNBB, padre Jefferson Merighetti, destacou que os jovens do estado do Rio de Janeiro e de todo o Brasil vivem um momento histórico de conversão e evangelização.

- Eu tenho acompanhado esses 19 meses de peregrinação dos Símbolos da JMJ. Desde quando chegaram em São Paulo, em setembro de 2011, eles não só vêm preparando os jovens para a JMJ como também têm possibilitado ter um encontro especial com Jesus Cristo. É uma alegria muito grande ver esses Símbolos aqui no estado do Rio de Janeiro. Eles que chegaram por Itatiaia, na Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, e agora, neste Bote Fé Regional, fortalecem, ainda mais, a juventude da nossa Igreja Particular, destacou Padre Jefferson.

Para finalizar o Bote Fé Niterói e a Festa de Pentecostes, jovens e adultos puderam, com a presença do Santíssimo Sacramento, viver um momento de adoração e unção, ainda na praia de Icaraí.

Em seguida, o Santíssimo Sacramento, acompanhado dos Símbolos da JMJ e de milhares de jovens e adultos, seguiram em procissão até o Santuário das Almas, pertencente à Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração, onde permaneceram em vigília. 

Fonte: arqrio.org

Vigília do Vicariato Norte


sexta-feira, 10 de maio de 2013

87ª Semana Eucarística



A Arquidiocese do Rio celebrará, de 23 a 30 de maio, na Igreja de Sant’Ana, Santuário de Adoração Perpétua do Santíssimo Sacramento, a 87ª Semana Eucarística.
Realizada anualmente como forma de preparação espiritual para a celebração de Corpus Christi, a semana terá como tema “Venham, meus amigos! Sejam missionários!”, em alusão ao tema da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”.
A Igreja de Sant’Ana fica na Praça Cardeal Dom Sebastião Leme, no Centro.
A Festa de Corpus Christi será no dia 30 de maio, a partir das 16h. A procissão sairá da Igreja da Candelária em direção à Catedral de São Sebastião, no Centro.
Fonte: arquirio.com

terça-feira, 7 de maio de 2013

Anunciada agenda do Papa Francisco no Brasil


O Papa Francisco terá uma agenda cheia de atividades em sua primeira grande viagem internacional, em julho deste ano. A programação no Rio de Janeiro, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, inclui desde Atos Protocolares, como o encontro com a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, até a visita a uma comunidade carente, em um hospital e a jovens detentos.
Chegada e primeiros atos oficiais
O Papa chegará ao Brasil o dia 22 de julho, segunda-feira. A acolhida oficial será feita no Aeroporto Internacional do Galeão/Antônio Carlos Jobim, a partir das 16h. Logo após, haverá uma cerimônia de boas vindas no jardim do Palácio Guanabara, onde o Santo Padre dará o seu primeiro discurso. No local, haverá a recepção protocolar das três esferas de governo. A recepção protocolar será feita pela presidente da república Dilma Rousseff, pelo governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e pelo prefeito da cidade, Eduardo Paes.
A Residência do Sumaré será o local que receberá o Sumo Pontífice durante sua estada no Brasil. A casa hospedou o beato João Paulo II em suas duas visitas ao Brasil, em 1980 e 1997. É um lugar reservado, pacato e longe dos grandes movimentos da cidade. Além do Papa Francisco, a residência receberá também toda comitiva papal.
Com a simplicidade que o mundo já conhece, o Santo Padre vai presidir missas diárias privativas na Residência.
Visita a Aparecida
O Santo Padre visitará, na quarta-feira, dia 24 de julho, o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, maior santuário mariano do mundo. A visita foi um pedido pessoal do Papa Francisco, já que possui uma devoção pública por Maria, mãe de Jesus. Ao lado do cardeal Dom Raymundo Damasceno, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Aparecida, o Sumo Pontífice celebrará uma Missa, após a veneração da imagem da Virgem na Basílica. A homilia será feita pelo Papa.
Um dos legados sociais da JMJ Rio2013
Ainda na quarta-feira, o Papa Francisco participa da inauguração do Pólo de Atenção Integrada da Saúde Mental (PAI), voltado para a recuperação e dependência química, um dos legados sociais da JMJ Rio2013. Com 350 médicos, cerca de 500 profissionais de saúde, 648 leitos de internação, 323 leitos de enfermaria, 12 leitos de emergência, 75 leitos de UTI e 11 salas de cirurgia, o Hospital São Francisco da Tijuca (antigo Ordem Terceira da Penitência/VOT) é um hospital geral que oferece atendimento em 22 especialidades. A instituição presta atendimento particular, para clientes de planos de saúde, e para pacientes do SUS, encaminhados via Secretaria do Estado de Saúde do Rio de Janeiro. Haverá um discurso do Papa no local.
Uma quinta-feira emocionante
No dia 25 de julho, quinta-feira, Eduardo Paes, prefeito do Rio, em um gesto simbólico e tradicional, entregará as chaves da cidade ao Sumo Pontífice, traduzindo o respeito pelo Santo Padre e a autoridade que representa. Além disso, também está previsto umrápido encontro com representantes do mundo esportivo, com a bênção das bandeiras Olímpicas.
Ainda pela manhã, o Papa Francisco parte para um encontro emocionante. Depois de 33 anos, um Papa volta a visitar uma comunidade carente. Desta vez, ao invés do Vidigal, na Zona Sul do Rio, onde passou João Paulo II, em 1980, a visita será a uma favela da Zona Norte. A comunidade escolhida foi a de Varginha, dentro do Complexo de Manguinhos, recentemente pacificada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. O Papa falará aos moradores e dará sua bênção.
Às 18h, o Santo Padre participa da festa de acolhida dos jovens na orla de Copacabana, um dos Atos Centrais da JMJ Rio2013. Haverá a primeira saudação do Papa Francisco aos peregrinos da Jornada, e um discurso.
Um dia só para os jovens
Um dos pontos turísticos mais visitados da cidade e antiga casa de repouso do imperador Dom Pedro, a Quinta da Boa Vista receberá um dos maiores pontos de catequese do evento e a Feira Vocacional. O Santo Padre atenderá quatro confissões de jovens no local na manhã de sexta-feira, dia 26.
Em seguida, alguns jovens detentos se encontrarão com o Papa Francisco no Palácio Arquiepiscopal São Joaquim. Ao meio dia, o Sumo Pontífice fará a Oração Angelus Domini do balcão central do Palácio. Antes do tradicional almoço com os jovens de todos os continentes, que acontece nas Jornadas, o papa fará uma saudação ao Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013 e aos patrocinadores.
Às 18h, acontece a Via Crucis com os jovens, na orla da Praia de Copacabana, o terceiro Ato Central da JMJ, com um discurso do Santo Padre.
Um sábado de encontros e oração
As atividades oficiais começam com a Santa Missa com os bispos, sacerdotes, religiosos e os seminaristas, na Catedral São Sebastião, presidida pelo Santo Padre. Logo após, o Papa Francisco se encontrará com representantes da sociedade da cidade e do Brasil no Teatro Municipal. A estrutura, construída no século XIX, por muito tempo, foi palco principal das apresentações artísticas de todo país.
À tarde, participa de um almoço com os cardeais brasileiros, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), os bispos do Regional Leste 1 da CNBB (que compreende as dioceses do Estado do Rio de Janeiro) e o Séquito Papal, no grande refeitório do Centro de Estudos do Sumaré.
A partir das 19h30, o Papa Francisco estará em Guaratiba, no Campus Fidei para a Vigília de Oração com os jovens, quarto Ato Central da JMJ Rio2013, onde ele fará um discurso aos peregrinos e passará um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento com os jovens presentes.
Domingo de despedidas
Às 10h da manhã, o Papa Francisco reencontra os jovens da noite anterior no Campus Fidei para a Santa Missa de envio da JMJ Rio2013 e anunciar o próximo local que acolherá a Jornada Mundial da Juventude. Ao meio dia, também fará a oração do Angelus Domini com os peregrinos.
O almoço será com o Séquito Papal no refeitório do Centro de Estudos do Sumaré. Deve encontrar o Comitê de Coordenação do Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM) antes de sua despedida da Residência do Sumaré.
Para agradecer pessoalmente os 60 mil voluntários envolvidos nos trabalhos da Jornada, o Papa Francisco deverá encontrar-se com eles no Pavilhão 5 do Rio Centro, às 17h30, e fará um discurso a eles.
Haverá ainda uma cerimônia de despedida no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, onde o Santo Padre fará um discurso. Sua partida de volta a Roma está marcada para as 19h.
Fonte: arqrio.com


segunda-feira, 6 de maio de 2013

Nhá Chica



A Igreja no Brasil está em festa neste final de semana! No dia 04 de maio, dentro do mês de Maria, acontece a celebração para a Beatificação de uma grande devota de Nossa Senhora da Conceição: Nhá Chica. A cerimônia será presidida pelo Emmo. Cardeal Ângelo Amato, Prefeito da Congregação dos Santos, na cidade mineira de Baependi, dentro da circunscrição eclesiástica de Campanha. Receberá o Legado Pontifício dos cardeais, arcebispos e bispos, o nosso venerando irmão, Dom Frei Diamantino Prata de Carvalho, OFM, responsável pela causa de beatificação da nova beata genuinamente mineira.

Nascida em 1810, em São João del Rei (MG), ainda criança mudou-se com sua mãe para Baependi. Ali, numa modestíssima casa que ainda se conserva, no cimo de um morro onde se ergue hoje a igreja de Nossa Senhora da Conceição, por ela construída, viveu virtuosamente. É interessante observarmos o que se lê em sua Certidão de Batismo, que declara claramente sua origem:“Aos vinte e seis de abril de mil oitocentos e dez, na Capela de Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno, filial desta Matriz de São João del Rei, de licença, o Reverendo Joaquim José Alves batizou e pôs os santos óleos a FRANCISCA, filha natural de Isabel Maria. Foram padrinhos, Ângelo Alves e Francisco Maria Rodrigues. O coadjutor Manuel Antônio de Castro”.

Humanamente, Nhá Chica tinha os traços de mestiça, tão frequentes em nosso Brasil real.  São dignos, pois, de nossa gratidão. Nhá Chica era portadora de nobre missão: “Para todos tinha uma palavra de conforto e a promessa de uma oração”. Sua companhia diuturna era uma pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição, em tosco oratório, ainda hoje venerado na Igreja, conhecida na cidade como Igreja da Nhá Chica. Diante da bela imagem esculpida por hábeis mãos de artista, em cuja alma vicejava a fé, se reza a oração predileta de Nhá Chica, aliás, umas das mais belas preces compostas nos dois mil anos de cristianismo: a Salve Rainha.

Nhá Chica deixou em testamento a sua Igreja para a Paróquia de Santa Maria, que, aliás, contou com seu empenho financeiro nas suas melhorias. Mas Nossa Senhora queria mais alguma coisa e manifestou à sua serva seu desejo: “Queria um órgão para a igreja”. Nhá Chica, porém, não sabia o que era aquilo. Foi consultar o vigário local, Mons. Marcos Pereira Gomes Nogueira, sobre o que era o órgão que Nossa Senhora desejava para a capela. Mons. Marcos lhe disse: “Órgão é um instrumento até muito bonito que toca nas Igrejas, mas para isso precisa muito dinheiro!”... -- “Mas Nossa Senhora queria. Na Rua São José, casa 73, no Rio de Janeiro, chegou um assim”, disse ela. Nhá Chica manifestara o desejo de Nossa Senhora, recorrendo ao seu auxílio para que o órgão fosse providenciado para ornar a sua Igreja. Rapidamente as esmolas começaram a afluir abundantes às suas mãos. Foi encarregado da compra o Sr. Francisco Raposa, competente maestro, que partiu para o Rio de Janeiro. O órgão foi despachado até Barra do Piraí (RJ) por via férrea. De lá até Baependi foi levado em carro de boi. Numa quinta-feira às 15h, ela fez tocar o sino, convidando o povo para a inauguração do órgão. Começam a chegar os devotos e a capela ficou lotada. O maestro subiu ao coro e, deslizando suas mãos sobre o teclado, qual não foi a sua surpresa: não se ouviu uma nota sequer! O que teria acontecido? “Com certeza estragou-se com a viagem em carro de bois, diziam uns. – “Qual! Com certeza venderam coisa velha, estragada”, diziam outros. Nhá Chica chorava... De repente, acalma-se e diz: “Esperem um pouco”. E foi prostrar-se aos pés da Virgem, sua Sinhá. O povo esperava ansioso. Ela voltou serena e sentenciou: -- “Podeis voltar para suas casas, porque o órgão não tocará hoje, mas amanhã às 15 h (sexta-feira), dia da devoção de Nhá Chica. -- “Nossa Senhora quer que entoem a ladainha”. E assim se fez. No dia seguinte, novamente o sino soava conclamando os fiéis, que, desta vez, foram em número maior, movidos pela curiosidade. E, como para Nhá Chica a graça de Deus era mais importante, às 3 horas da tarde em ponto, o maestro fez ecoar pela primeira vez por toda a igreja, ao som do órgão, a linda melodia da ladainha de Nossa Senhora! As lágrimas desciam dos olhos de Nhá Chica, mas desta vez lágrimas de alegria e felicidade.

Nhá Chica passou a sua vida de leiga consagrada levando as pessoas ao conhecimento de Cristo, pela devoção de Nossa Senhora da Conceição, numa bonita imagem por ela providenciada em terra cota, até hoje venerada naquele monte sagrado de Baependi. Nhá Chica, que não sabia ler, tinha uma imensa alegria em que as pessoas lessem para ela a Sagrada Escritura. A sua alegria era ouvir a Palavra de Deus e a sua vida se transformou pela Palavra de Salvação. Nhá Chica passou a sua vida cuidando das coisas de Deus, aconselhando as pessoas, e vivendo em favor dos mais pobres.

Com propriedade falou o nosso querido irmão, Dom Aloísio Roque Oppermann, scj, que instaurou o processo de Beatificação de Nhá Chica quando foi Bispo da Campanha (1988-1996): em Nhá Chica, "tudo é muito real, revestido de simplicidade e até de pobreza de recursos. "O Senhor virá para ser glorificado nos seus Santos" (2Tss 1,10). Um casal não se sente diminuído ao lhe falarmos: "a sua filhinha é muito linda". Embora reconheçamos, sem a mínima dúvida, de que Jesus é o único Santo, o Espírito distribui entre os seus filhos e filhas, abundantes sinais de perfeição provindos da pessoa de Jesus. "Sede meus imitadores como eu o sou de Cristo" (1Cor 11,1). A Igreja precisa de modelos de santidade por mil razões. Mas destaco, neste momento, apenas que eles têm a razão esclarecida para entender o verdadeiro sentido das Escrituras".

Ao cumprimentar a centenária Igreja da Campanha, que tantos vínculos têm com a Arquidiocese do Rio de Janeiro, particularmente pela vida de Dom Othom Motta, ilustre filho do clero carioca, e que santificou, como Nhá Chica, a vida do povo sul-mineiro como terceiro bispo da Campanha, neste ano de seu centenário de nascimento, queremos elevar a Deus, por intermédio de Nossa Senhora da Conceição, nossa ação de graças por esta Leiga, agora Beata, que no cotidiano e na simplicidade viveu a radicalidade do Evangelho. Que o exemplo de Nhá Chica, no Ano da Fé e da JMJ-Rio 2013, inspire aos jovens que é possível ser santo porque é um dom de Deus. Por isso, a santidade não é uma meta inatingível, ao contrário, que a santidade, como é a vida de Nhá Chica consiste em ouvir a Palavra de Deus, se alimentar da Eucaristia, recorrer a Maria como caminho seguro para Jesus, e a ter extrema e genuína caridade, a porta do céu.

Nhá Chica, rogai por nós!

Autor: Dom Orani Tempesta

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Papa Francisco acolhe Bento XVI, que volta a residir no Vaticano



Bento XVI retornou ao Vaticano. Ele chegou ao heliporto localizado nos jardins vaticanos pouco depois das 16h45min (hora local), vindo de Castelgandolfo. Um grande número de fiéis estava presente na Praça São Pedro desejosos de saudá-lo e de onde puderam testemunhar a chegada do helicóptero.

O Bispo emérito de Roma foi recebido pelo Secretário de Estado Tarcisio Bertone, pelo Presidente do Governatorado, Cardeal Giuseppe Bertello e pelo decano do Colégio Cardinalício, Cardeal Angelo Sodano.

Também estavam presentes o Substituto da Secretaria de Estado, Arcebispo Angelo Becciu, o Sub-secretário de Assuntos Exteriores, Arcebispo Dominique Mamberti e o Secretário do Governatorado Arcebispo Giuseppe Sciacca.

Do heliporto, Bento XVI seguiu em automóvel até o Mosteiro Mater Ecclesia, onde foi recebido com grande e fraterna cordialidade pelo Papa Francisco, que o aguardava. Juntos, foram à capela do Mosteiro para um momento de oração.

Bento XVI retornou para o Vaticano após concluídas as reformas realizadas no Mosteiro, onde vai residir acompanhado da ‘Família pontifícia”, formada pelo seu Secretário particular e atual Prefeito da casa Pontifícia, Arcebispo Georg Ganswein, as 4 leigas consagradas do Instituto “Memores Domini”, além de um diácono belga. Um quarto está reservado para seu irmão Georg, também sacerdote, de 89 anos, que vive na Alemanha.

Esta foi a segunda vez que se encontraram pessoalmente, desde a eleição de Francisco. Em 23 de março passado Francisco foi até Castel Gandolfo para encontrar Bento XVI (foto acima). Em numerosas ocasiões falaram-se ao telefone.

Em 11 de fevereiro, Ratzinger anunciou que passaria a servir a Igreja através da oração.

Fonte: arqrio.com

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Bento XVI volta para o Vaticano nesta quinta-feira, 2 de maio


Na próxima quinta-feira, 2 de maio, o Papa Emérito Bento XVI voltará para o Vaticano, onde habitará, como já havia sido anunciado, no convento Mater Ecclesiae.

O retorno de Bento XVI será de helicóptero por volta de 16h30-17h (21h30-22h em Brasília). Ele partirá da residência pontifícia de Castel Gandolfo, onde tem residido nos últimos dois meses.

A notícia foi confirmada aos meios de comunicação pelo diretor da Salta de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi. Respondendo aos jornalistas que queriam saber sobre a saúde de Bento XVI, o porta-voz vaticano afirmou:

- É um homem ancião, debilitado pela idade, mas não tem nenhuma doença, disse.

Bento XVI anunciou sua renúncia como Bispo de Roma em 11 de fevereiro de 2013 e renunciou oficialmente no dia 28 de fevereiro do mesmo ano. Após dois dias de Conclave, os Cardeais votantes elegeram o novo Papa, Cardeal Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco.

Fonte: arqrio.com