sábado, 31 de agosto de 2013

Romaria da Arquidiocese do RJ agradece à Mãe Aparecida pela JMJ

A Arquidiocese do Rio de Janeiro esteve hoje (31) em Romaria ao Santuário Nacional e durante a santa missa presidida pelo arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta reforçou o agradecimento pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida para a realização da JMJ (Jornada Mundial da Juventude) realizado em julho.

“Estamos aqui para agradecer, a JMJ para todos nós foi um grande ensinamento, em ação de graças, hoje, agradecemos especialmente a intercessão de Nossa Senhora Aparecida”.

A tradicional romaria do Rio de Janeiro foi recebida no início da Santa Missa pelo cardeal arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis.

“Recebendo essa romaria do Rio de Janeiro queremos agradecer ao Dom Orani e a toda a sua arquidiocese pela acolhida e trabalho realizado na Jornada Mundial da Juventude recebendo os brasileiros de estrangeiros vindos de várias partes do mundo para o evento e tão bem foram recebidos, parabéns e obrigado”, disse Dom Damasceno.

Em homilia Dom Orani destacou através das palavras do evangelho do dia os resultados da JMJ.

“Deus nos concedeu ver também na prática que os talentos a missão e o trabalho que foi colocado em nossas mãos, foram multiplicados. Pudemos ver aqueles que abriram, na graça do seu Senhor, suas casas e mesmo com imprevistos ou mudanças, a disponibilidade de servir estava em todo lugar”.

Após pouco mais de um mês da realização da Jornada Dom Orani diz já ver frutificar os testemunhos dos participantes do evento.

“ Podemos ver agora as pessoas querendo chegar nas suas casas e ser recebidos com o amor do Senhor. A unidade, a fraternidade e o amor para com o outro tem aumentado e essa preocupação com a missão e mesmo na compreensão para com o outro já tem sido testemunhado cada dia mais”.

Ainda agradecendo a Nossa Senhora, o arcebispo do Rio de Janeiro desejou que os cristãos, estejam cada vez mais disponíveis para cumprir com a missão de evangelizar.

“Ao agradecer a Maria nos colocamos ainda mais disponíveis para que através da intercessão de Maria a missão de evangelização continue a progredir ainda mais”, finalizou.

A Romaria da Arquidiocese do Rio de Janeiro, que acontece há mais de cem anos à Aparecida, chegou hoje por volta das 6h e participou da Recitação do Rosário na Tribuna Papa Bento XVI, com o arcebispo Dom Orani em seguida participaram da missa das 9h no Santuário Nacional e após a missa seguem em caminhada para a uma via sacra ao morro do cruzeiro.

Fonte: Santuário de Aparecida

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Bispos poloneses começam preparativos para a JMJ

O episcopado polonês propõe que o encerramento da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Cracóvia seja na segunda quinzena de julho de 2016. A sugestão consta no comunicado final do encontro dos bispos em Czestochowa.

O Comitê responsável pela visita do Papa à Polônia, que será inaugurado em setembro, será presidido pelo arcebispo de Cracóvia,  Cardeal Stanislaw Dziwisz. A estimativa é que mais de dois milhões de jovens participem do evento.

“A Igreja polonesa precisa muito de um impulso novo e de um novo ‘toque’ do Espírito Santo”, disse o arcebispo de Lublin, Dom Stanislaw Budzik, assegurando que “os bispos aceitam com prazer todas as dificuldades ligadas à organização da JMJ na Polônia, pois elas também são uma oportunidade pastoral excepcional”.

A Jornada de Cracóvia coincidirá com o 25º aniversário do encontro dos jovens com João Paulo II em Czestochowa, e as celebrações de 1050 anos da cristianização da Polônia. 

No comunicado, os bispos relevam ainda que as canonizações de João XXIII e João Paulo II, previstas para 2014, possibilitarão uma preparação espiritual mais profunda e encorajam desde já as iniciativas de paróquias e comunidades eclesiais.

Fonte: arquirio.org

Projeto Catequese Jovem é um dos legados da JMJ

Após a Missa de Envio celebrada pelo Papa Francisco no último dia da Jornada Mundial da Juventude, cada peregrino levou consigo o desejo de lançar-se na missão em suas respectivas Dioceses. Por isso, um dos legados da JMJ Rio 2013 é o Projeto “Catequese Jovem”, que nasceu a partir da distribuição de mais de 1,5 milhão de exemplares do YOUCAT — Catecismo Jovem, que nasce no seio da Nova Evangelização —, por meio da Fundação AIS, às dioceses brasileiras, em preparação para a JMJ. 
O Projeto Catequese Jovem tem duas inspirações: as catequeses que acontecem durante a JMJ com os Bispos Catequistas e o próprio YOUCAT. A proposta é que, a partir desses dois grandes instrumentos, os jovens em suas dioceses sejam animados uma vez ao mês a terem um momento de Catequese com um Bispo, na medida que for possível.
 O projeto “Catequese Jovem” pode ser também um momento de profunda comunhão eclesial naquela Diocese que o acolher, pois os jovens vindos de diferentes expressões, movimentos, grupos, pastorais, agremiações, se reunirão em uma manhã ou tarde para ouvir o seu Bispo, assim como acontece nas JMJ: Animação, catequese, perguntas, testemunhos e Santa Missa.
 Os que tiverem interesse em conhecer e aplicar o projeto poderão acessar www.catecismojovem.com.br, para receber orientações mais práticas.
Fonte: arquirio.org

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Rio irá em Romaria a Aparecida para agradecer pela JMJ Rio2013


No próximo sábado, 31 de agosto, a Arquidiocese do Rio de Janeiro irá se unir para ir em peregrinação até o Santuário de Nossa Senhora Aparecida. A proposta é a de que os peregrinos usem camisas da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, já que bispos, padres, seminaristas e fiéis farão do momento ocasião de ação de graças pelo evento ocorrido em julho e oportunidade para expressar sua filial confiança na intercessão da Virgem Maria.

O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta ressaltou que a peregrinação a Aparecida é um momento de transformação interior:

— Todos os que peregrinam ao Santuário Nacional da Padroeira do Brasil experimentam, aos poucos, a graça de se sentirem acolhidos por Maria Santíssima como filhos. Por meio de seu coração materno, vivenciam o quanto Deus os ama e se colocam a seu serviço, confiantes na sua Providência Divina. A peregrinação anual de nossa Arquidiocese é um momento de transformação interior. Se crermos que somos amados por Deus, o amor nos impulsionará a vivermos de acordo com seus ensinamentos. Nossa Senhora Aparecida intercede a Jesus as graças que necessitamos para o seguimento do Evangelho e o anúncio da salvação. Como o Pai lhe confiou a educação humana de seu Filho, assim também acreditamos que a Virgem Aparecida nos ajuda a formar nossa vida à sua semelhança.

A programação da Romaria começa às 6h30min, com a concentração na Tribuna do Papa. Às 7h será o inicio da recitação do terço, às 8h o deslocamento para o interior da Basílica e às 9h Missa presidida por Dom Orani, seguida da recitação do terço e da via-sacra. Cada Vicariato estará responsável por uma parte da celebração.

A primeira romaria aconteceu em 1902, motivada pelo Cardeal Joaquim Arcoverde, em preparação ao jubileu áureo da proclamação do Dogma da Imaculada Conceição, que aconteceria dois anos depois. Mas foi a partir de 1931 que a peregrinação ganhou maior impulso, após a visita da imagem de Nossa Senhora Aparecida ao Rio de Janeiro, quando foi proclamada Padroeira do Brasil.

Ao contrário do que talvez alguns pensem, a romaria é um deslocamento diferente do turismo comum, que objetiva conhecer pessoas, lugares e a história local. Antes, é uma atitude interior de busca de um encontro com Deus.


Fonte: arquirio.org

sábado, 24 de agosto de 2013

Rio promove 5º Círio de Nazaré


O Círio de Nazaré, uma das maiores manifestações religiosas em homenagem a Nossa Senhora está chegando ao Rio de Janeiro. De 6 a 8 de setembro, a imagem peregrina da Virgem de Nazaré visitará diversas paróquias da Arquidiocese levando o exemplo mariano aos fiéis, assim como tradicionalmente ocorre em Belém do Pará no segundo domingo de outubro.

Para homenagear a Padroeira dos paraenses, a Arquidiocese do Rio de Janeiro elaborou uma intensa programação, que também incluirá uma passagem pela Arquidiocese de Niterói. Esta é a quinta edição do Círio de Nazaré na cidade, trazido ao Rio pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Orani João Tempesta, que por quatro anos foi Arcebispo de Belém do Pará.

Confira abaixo a programação:
DIA 06 DE SETEMBRO – SEXTA- FEIRA 
7h – Recepção na Base Aérea do Galeão
Imagem segue para a Arquidiocese de Niterói

 DIA 07 DE SETEMBRO – SÁBADO
7h30min – A Arquidiocese de Niterói entrega a Imagem Peregrina à Paróquia Nossa  Senhora de Bonsucesso (Rua General Galiene, 122, Bonsucesso)
9h – Missa na Paróquia Nossa Senhora de Bonsucesso, transmitida pela RedeVida.
11h – Saída da Paróquia Nossa Senhora de Bonsucesso
12h  Ângelus na Paróquia Nossa Senhora do Loreto – Freguesia, Jacarepaguá (Ladeira da Freguesia, 375)
14h – Saída para a Paróquia Nossa Senhora da Cabeça (Rua Belizário Pena, 420, Penha)
15h – Terço na Paróquia Nossa Senhora da Cabeça (Rua Belizário Pena, 420, Penha)
15h45min – Saída da Paróquia Nossa Senhora da Cabeça
16h30min – Missa e Vigília na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré (Praça Nossa Senhora de Nazaré, Anchieta)

DIA 08 DE SETEMBRO – DOMINGO
8h – Missa TV Brasil 
10h30min – Missa na Paróquia São Paulo Apóstolo (Rua Barão de Ipanema, 85, Copacabana)
13h  Homenagem no Centro de Tradições Nordestinas (Feira de São Cristovão) 
15h – Terço na Paróquia São Sebastião (Rua Haddock Lobo, 266, Tijuca) 
17h – Mini-Círio – Missa e Show na Paróquia Santos Mártires Ugandenses e Nossa Senhora de Nazaré, (Rua Guaiuba, 130, Acari.)


 Fonte: arqrio.org
Foto: Marco Longuinho

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Comunicado importante

Comunicamos que Pe. Gleuson, após a cirurgia, recebeu o resultado da biopsia e que foi constatado que o tumor é maligno, e que seu tratamento será iniciado brevemente.

Pedimos que todos permaneçam em oração para que a saúde de nosso Pároco seja restaurada o mais breve possível.