Blog da Comunidade Paroquial. Rua Joaquim Palhares, 227 Estácio - Próximo ao Metrô
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
Papa Bento XVI divulga mensagem para Quaresma
Na manhã desta terça-feira, 22 de fevereiro, o Papa Bento XVI divulgou a Mensagem para a Quaresma de 2011.
A Quaresma, tempo de preparação para a Páscoa, neste ano terá início no dia 09 de março – Quarta-feira de Cinzas.
Na mensagem, o Papa recorda a importância do Batismo para a vida do cristão:
— O fato que na maioria dos casos o Batismo se recebe quando somos crianças põe em evidência que se trata de um dom de Deus: ninguém merece a vida eterna com as próprias forças. A misericórdia de Deus, que lava do pecado e permite viver na própria existência «os mesmos sentimentos de Jesus Cristo», é comunicada gratuitamente ao homem.
O Santo Padre também explica a ligação que há entre Batismo e Quaresma, destacando o tempo litúrgico em questão como uma ocasião oportuna para essa reflexão de fé:
— Um vínculo particular liga o Batismo com a Quaresma como momento favorável para experimentar a Graça que salva. (...) O percurso quaresmal encontra o seu cumprimento no Tríduo Pascal, particularmente na Grande Vigília na Noite Santa: renovando as promessas batismais, reafirmamos que Cristo é o Senhor da nossa vida, daquela vida que Deus nos comunicou quando renascemos “da água e do Espírito Santo”, e reconfirmamos o nosso firme compromisso em corresponder à ação da Graça para sermos seus discípulos.
Ao longo do texto, o Sumo Pontífice enfatiza que a Palavra de Deus deve ser, especialmente neste tempo de preparação para a Páscoa, o fio condutor de toda e qualquer reflexão, conduzindo à oração:
— Em todo o período quaresmal, a Igreja oferece-nos com particular abundância a Palavra de Deus. Meditando-a e interiorizando-a para a viver quotidianamente, aprendemos uma forma preciosa e insubstituível de oração, porque a escuta atenta de Deus, que continua a falar ao nosso coração, alimenta o caminho de fé que iniciamos no dia do Batismo.
Leia o texto na íntegra no site da Arquidiocese.
Fonte: Arquidiocese
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário