quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Novo Vigário Episcopal no Vicariato Norte

A Arquidiocese do Rio de Janeiro se alegra com a nomeação, feita pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Orani João Tempesta, dos novos Vigários Episcopais para os Vicariatos Sul, Norte, Suburbano e Leopoldina.

Dia 3 de março as mudanças têm início: o Padre Cláudio dos Santos, da Paróquia Divino Espírito Santo e São João Batista, no Maracanã, será nomeado Vigário Episcopal do Vicariato Norte, às 11h, na Basílica Nossa Senhora de Lourdes, em Vila Isabel (Av. 28 de setembro, 200) e o Padre Alex da Silva Siqueira, da Paróquia Nossa Senhora do Loreto, na Ilha do Governador, será nomeado Vigário Episcopal do Vicariato Leopoldina, às 16h, no Santuário da Penha (Largo da Penha, 19). No dia 10 de março será a vez do Padre Nivaldo Alves dos Anjos Júnior assumir como Vigário Episcopal do Vicariato Suburbano, às 18h, na Paróquia São Brás, em Madureira (Rua Andrade Figueira, 158). O novo Vigário Episcopal do Vicariato Sul será o Padre Henrique Jorge Diegues, da Paróquia São Judas Tadeu, no Cosme Velho, mas a sua missa de posse ainda não tem data marcada.

O vigário Episcopal é um representante do bispo naquele determinado território, tendo o papel, sobretudo, de ser um coordenador pastoral das paróquias. Ele tem a função de ser um motivador pastoral e alguém que acompanha as dificuldades das igrejas, do povo, dos padres daquela área territorial para a qual foi nomeado, sendo também um interlocutor entre a região onde está e o governo arquidiocesano central. De acordo com o Bispo Auxiliar e Moderador da Cúria Metropolitana, Dom Nelson Francelino Ferreira, para a escolha dos novos Vigários Episcopais não há necessidade de eleição.

Monsenhor Luiz Henrique Brito novo Bispo Auxiliar do Rio

Nesta quarta-feira, 29 de fevereiro, o Papa Bento XVI nomeou monsenhor Luiz Henrique da Silva Brito, 44 anos, Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro. O Santo Padre acolheu a solicitação do Arcebispo Dom Orani João Tempesta de poder contar com a colaboração de mais um Bispo Auxiliar.

Sua ordenação episcopal será no dia 12 de maio de 2012, sábado, às 8h30, na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Rio de Janeiro.

Até a nomeação, monsenhor Luiz Henrique exercia várias funções na Diocese de Campos (RJ), onde era incardinado e, desde o dia 30 de junho de 2010 era pároco da Paróquia São Benedito, em Campos.

Fluminense de São Gonçalo, nasceu no dia 19 de maio de 1967. Depois da formação no Rio de Janeiro, em Teologia, pelo Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese, e em Direito Canônico, pelo Instituto Superior de Direito Canônico, concluiu em 2005 o mestrado em Teologia Moral, pela Pontifícia Università della Croce, em Roma. Foi ordenado presbítero em 14 de dezembro de 1991.

Em nota, Monsenhor Luiz Henrique manifestou a alegria de integrar a Arquidiocese do Rio de Janeiro, unindo-se ao Arcebispo Metropolitano e aos Bispos Auxiliares.

— Existem grandes desafios evangelizadores em uma metrópole tão grande quanto o Rio de Janeiro, contudo, aqui quero doar-me totalmente em estreita comunhão com o caríssimo Dom Orani, Bispos Auxiliares e Presbíteros, para que o amor de Deus seja conhecido por todos, afirmou.
Por ocasião da publicação da nomeação, Dom Orani acolheu o novo Bispo Auxiliar, anunciando aos diocesanos o belo e importante presente recebido do Santo Padre.

— Monsenhor Luiz Henrique, seja bem-vindo ao Rio de Janeiro! Seja bem-vindo como novo Bispo Auxiliar desta histórica e bela metrópole! Seja bem-vindo entre nós! O povo de Deus, que aqui caminha, o acolhe e o abraça!

Fonte: site Arquidiocese - Carlos Moioli

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Penitências Quaresmais

Oração, esmola e jejum.

Pela oração, a pessoa exalta a Deus e O reconhece como seu senhor; pela esmola, ela se volta para seu irmão para ajudá-lo e para minorar seus sofrimentos; e pelo jejum, a pessoa procura se purificar de suas tendências egoístas e tornar-se mais santa.


Todas as formas de penitências cristãs (oração, esmola e jejum) são personalizados, isto é, recebem o caráter não só da pessoa que os faz, mas da graça da pessoa por quem são feitos, por isto, mais do que um caminho em direção ao próprio mundo, é uma luta para sair dele, em direção aos outros.

A penitência cristã não consiste em obedecer cegamente, sem critérios, mas em viver uma liberdade capaz de iniciativas ponderadas e rupturas corajosas.

A penitência cristã não procura, a todo preço, arrancar qualquer capinzinho (joio, erva daninha) ou inseto em nosso jardim espiritual, e sim em cultivar melhor os frutos e as flores que ele pode, com a graça de Deus e ajuda dos irmãos, produzir. A verdadeira penitência visa a fazer-nos mais livres, levando-nos a viver mais plenamente. Sempre na alegria. Com a cabeça perfumada. Sem neuroses. Com os olhos pregados em Deus. Longe de azedas condenações. Em alegre esperança. Com os sentimentos de Cristo.

15 penitências possíveis para a Quaresma

1. Rezar um salmo por dia ou um capítulo da Bíblia

2. Perdoar a quem nos ofendeu

3. Não reclamar da vida e das pessoas

4. Jejuar ou comer menos às sextas-feiras

5. Ter paciência com os membros da família e com os colegas de trabalho

6. Renunciar a comer chocolate, sorvete ou sobremesa

7. Não tomar bebidas alcoólicas ou refrigerantes

8. Ajudar e comprar algo de necessário para os pobres

9. Não condenar, fofocar ou falar mal dos outros

10. Fazer uma boa confissão

11. Não querer ter sempre razão em tudo

12. Rezar mais

13. Ter paciência com quem é chato

14. Usar menos o celular

15. Oferecer a própria idade ou doença, sem lamentar-se

Frei Neylor J. Tonin, OFM
Partes extraídas do site da Arquidiocese

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Santa Quaresma


 "Foi no deserto que o Senhor achou seu povo ... " (Dt 32, 10). Somos convidados pela Liturgia a fazermos este santo itinerário. Este tempo, que remete aos 40 anos de Israel no deserto e também aos 40 dias de Jesus no deserto em preparação a sua missão, são fontes fecundas de inspiração para nós.

O deserto corno sabemos é um lugar aparentemente "sem vida, onde a aridez toma conta de tudo" e a pouca vegetação que surge é quase um milagre. Na espiritualidade cristã, esta é uma imagem bastante forte e sugestiva que propõe um olhar para apenas aquilo que é essencial.

Sem dispersão alguma, os Padres da Igreja descobriram na mística do deserto um lugar privilegiado deste sagrado encontro com Deus e consigo mesmo. Nas santas páginas da Bíblia encontramos este caminho fecundo que nos respalda nesta aventura de fé.

Na quarta-feira que abre a Quaresma com o rito da imposição das cinzas, a Igreja é convidada a um espírito penitencial. Os cantos que tão bem acompanham estes gestos litúrgicos devem nos inserir na dinâmica do voltar-se para Deus, descobrir-se pó, compreender-se um necessitado da graça divina: "Vieste do pó e ao pó voltarás" (Gn 3,19).

É preciso saber colher da liturgia o que ela nos pede. Os ministérios diversos que atuam nas celebrações devem estar profundamente atentos ao clima de interiorização, valorização do silêncio e a toda temática proposta pelas Sagradas Escrituras.

A canção é parte importante em produzir um ambiente propício para rezar o caminho santo da Nova Israel até a Páscoa. Sejamos motivados pelos sinais litúrgicos a descobrir, neste tempo, um tempo de conversão.


Publicado no Jornal Testemunho de Fé de 26 de fevereiro a 3 de março.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Via Sacra

O que é a Via Sacra?

Realizada normalmente durante a Semana Santa e nas sextas-feiras do período da Quaresma, a Via-Sacra é um ato litúrgico celebrado pela Igreja Católica para relembrar a paixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Durante a procissão, enquanto é feita a leitura Litúrgica e da Campanha da Fraternidade, o povo de Deus medita diante dos quadros das Estações

Hoje realizamos, na Praça do Metro, nossa primeira Via Sacra do período da Quaresma.

Veja a galeria de imagens:
 O povo de Deus aguardando

Pe Gleuson à frente de seu rebanho


 Nossa Paróquia ao fundo

 Sob o olhar e proteção do Redentor

 Finalizando a Via Sacra

Fotos: Marco Longuinho

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Quaresma: Tempo de Conversão

Nessa quarta-feira, 22 de fevereiro, a Arquidiocese do Rio de Janeiro iniciou o tempo da Quaresma com uma Santa Missa, na Catedral de São Sebastião, presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta e concelebrada pelos Bispos Auxiliares, Dom Paulo Cezar e Dom Pedro Cunha, além de outros sacerdotes.

Ao iniciar a Celebração Eucarística – que contou com a presença de inúmeros seminaristas- Dom Orani deu as boas vindas aos presentes e convidou Dom Pedro à falar aos fiéis sobre o sentido penitencial da Quaresma em vista da conversão pessoal e em preparação para a Páscoa. O Bispo Auxiliar recordou que esse é um tempo de conversão.

- Iniciamos esse tempo liturgicamente forte com oração, jejum e esmola. (...) Que todos nós possamos reconhecer a sua pequenez e depositemos nossas esperanças em Deus para que esse periodo seja um tempo de profundo “sim’ a Deus, pediu.

Durante a Homilia, Dom Orani lembrou que os 40 dias que antecedem a Páscoa também são um momento de renovação batismal:

- Que façamos Páscoa. Esse foi o tempo de preparação para o batismo e hoje é um tempo de renovação batismal. É desejo da Igreja que esse seja um tempo de renovação, de olhar para a nossa vida, afirmou.

O Arcebispo pediu ainda que cada um visse a Quaresma como um momento especial.

- Gostaria que todos nós colocassemos em nossos coroações que esse momento é um momento especial, que nos transformemos, nos convertamos ainda mais. Somos pecadores e necessitamos de conversão. Eis agora o tempo favorável.

Nessa perspectiva, Dom Orani motivou os presentes a não desistirem, mesmo que as condições não sejam favoráveis ao silencio. Logo em seguida houve a imposição das cinzas, momento em que elas são colocadas em frente aos fiéis recordando que todos são pó e a ele retornarão.


Fonte: Site da Arquidiocese

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

A canção como ministério

 Neste último final de semana aconteceu um especial encontro de músicos na Casa das Missionárias do Sagrado Coração de Jesus, em São Paulo: o Tertúlia, que tive a graça de participar. Em sua segunda edição, teve uma bela proposta de espiritualidade para significativa representação dos ministérios musicais de todo o Brasil. Grandes nomes da música católica estiveram presentes, como Celina Borges, Luiz Carvalho e Cida, do Ministério Vida Reluz, entre outros.

Vários aspectos da vida do músico foram abordados com um particular enfoque sobre saber viver escolhas no específico ministério. No retiro, que teve momentos de intensa espiritualidade e reflexão, houve uma abordagem preciosa sobre os novos desafios do músico cristão frente aos novos tempos da música católica. Ficou clara a preocupação com a vida espiritual do músico e sua arte, que nasce da experiência da fé e vem agregada a valores do Evangelho que precisam ser fielmente resguardados.

Padre Joãozinho convidou os músicos a um "mergulho na sua interioridade", para descobrir na música o seu poder de edificar. Também exortounos: "O CD não é um fim, ele é apenas um meio", ou seja, devemos estar atentos a não restringir toda a profundidade de um ministério a um registro fonográfico.

Foram apontados também caminhos para uma maior qualificação musical, que passa por uma dedicação de estudo, desde o que se refere à cultura musical até a formação litúrgica-doutrinal oferecida pela Igreja. A meta é a excelência ministerial no serviço de fé prestado à Igreja.

Um dos momentos altos das pregações foi a fala paternal do Juninho, grande pregador da Renovação Carismática Católica, que enfatizou a beleza interior de cada um impressa na sua arte, o quanto os músicos são reconhecidos em importân¬cia pela Igreja, e que deveriam se sentir amados pela Igreja, fazendo referência à Carta aos Artistas escrita pelo Papa João Paulo 11, em 1999.

Finalizando, fomos presenteados com um testemunho da cantora Ziza Fernandes, baseado numa ampla experiência em seu ministério. Com profunda maturidade apresentou um precioso discernimento de sua carreira diante de importantes escolhas: "Eu preciso de mais silêncio, para estar mais forte por dentro. Nenhuma dimensão de trabalho pode ser maior que a busca pela verdade. A vida interior é mais importante que a vida exterior. Eu quero ser uma pessoa, mais do que aquilo que sei fazer", afirmou.

Foi muito enriquecedor este final de semana, que fiz questão de aqui deixar alguns registros que possam favorecer o crescimento dos que descobriram na música um dom, um ministério.

Publicado no Jornal Testemunho de Fé de 19 a 25 de fevereiro.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Esclarecimento

A Comunidade da Paróquia São Joaquim vem esclarecer que o prédio anexo, onde no passado funcionava um Colégio, não corre o risco das paredes externas desabarem, e sim, a Defesa Civil achou por bem esvaziar o prédio pelo fato da forração e os pisos, todos de madeira estarem em má estado de conservação.

Importante também esclarecer que o prédio do Centro Pastoral e a Igreja (o templo) não correm nenhum risco, motivo pelo qual todas as nossas atividades Pastorais e Litúrgicas estão funcionando normalmente.

Em todos esses momentos: interdição do prédio, o seu esvaziamento e a consequente mudança dos antigos moradores, a Arquidiocese e a Defesa Civil estiveram sempre dando o apoio necessário a nossa Comunidade.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Programação durante o Carnaval

Durante o Carnaval nossa Paróquia funcionará conforme quadro abaixo. Um bom feriado a todos.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Coragem por amor


"Você me chama de corajosa?", ela questionou uma pergunta que a fizeram. "Talvez eu seja. Mas, isso porque eu tive alguns bons professores. Vou te contar sobre um deles. Há muitos anos, quando trabalhava como voluntária no Hospital Stanford, conheci uma garotinha chamada Liza que. sofria de uma doença grave e rara. Aparentemente, sua única chance de recuperação era uma transfusão de sangue de seu irmão de apenas cinco. anos, que sobrevivera milagrosamente à mesma doença e desenvolvera anticorpos necessários para combater o mal", ela recordou.

O médico explicou a situação ao irmãozinho dela, e perguntou ao menino se ele doaria seu sangue à irmã. O menino hesitou por apenas um momento antes de respirar profundamente e dizer:
"Sim, eu o farei, se for para salvar Liza".

À medida que a transfusão transcorria, ele, deitado num leito vizinho ao de sua irmã, sorria, como todos nós, ao ver a cor retornar a maçã de seu rosto. Depois, o rosto dele ficou pálido e seu sorriso se apagou. Ele olhou para o médico e perguntou numa voz trêmula: "Vou começar a morrer já?"

Sendo muito jovem, o menino compreendera mal o médico, pois pensou que teria que dar a ela todo o
seu sangue, "Sim, aprendi ser corajosa, acrescentou ela, porque tive professores que me inspiraram" (cf. Dan Milman, Jack Canfield e Mark Victor Hansen).

Penso que todos nós temos algo a refletir e viver de aprendizado com esta criança. Recebi este texto e vislumbrei nele uma resposta de Deus para muitos corações. Uma verdadeira dádiva diante de alguns desafios que todos nós enfrentamos para sermos fiéis as nossas escolhas de amor. A coragem nesta hora é puramente fruto de amor, amor vivido até as últimas consequências. Nele, descobrimos capacidades jamais pensadas.

Me desculpe quem nunca passou por algo semelhante, mas vejo que esta hora limite é a "hora ápice" em que descobrimos a intensidade do nosso comprometimento ao que se ama.

Publicado no Jornal Testemunho de Fé de 12 a 18 de fevereiro.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Retiro no Carnaval


Missa no Domingo de Carnaval

Devido ao desfile das Escolas de Samba no Sambódromo, e as interdições de ruas ao redor da Paróquia, no dia 19 as Missas serão realizadas, somente, nos horários de 8h com Pe.Abdala e as 10h com Pe Gleuson.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Vigília Jovem

A 4ª edição da Vigília dos Jovens Adoradores teve início às 22h, quando o Bispo Auxiliar da Arquidiocese e Animador da Pastoral da Juventude, Dom Antonio Augusto, presidiu a Celebração Eucarística, que foi concelebrada pelo Vigário Episcopal do Vicariato Norte, Monsenhor Gustavo Auler epelo Vigário Episcopal do Vicariato Urbano, Padre José Laudares, entre outros Sacerdotes.

Nossa Paróquia esteve presente em mais esse evento de preparação para a JMJ RIO 2013, com três jovens do nosso Grupo.


A Vigília dos Jovens Adoradores e dos Voluntários da JMJ RIO2013 acontece toda segunda sexta-feira de cada mês, a partir de 22h, no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, que fica na Igreja de Sant´Ana, no Centro. A próxima vigília acontecerá no dia 9 de março.


Galeria de imagens



quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Tarde de Avivamento

Com grande presença da Comunidade, mas, especialmente com muito fervor e fé, tivemos no último sábado, dia 4, a Tarde de Avivamento Espiritual, com a presença de Marli, pregando, e Pe Gleuson Celebrando Missa da Restauração, onde a assembléia ficou tomada pelo Espírito Santo de Deus.

Confira algumas imagens:

Fotos: Eliane Parmera

A autoridade da Palavra

Ainda estamos inebriados com as fortes palavras de Jesus no episódio narrado no último domingo. O Senhor expulsa o mal que atormenta a vida de um homem: "Cala¬-te e sai dele!" (Cf. Mc 1,21- 28). O evangelista ressalta "um ensinamento novo com autoridade". O ensinamento novo de Jesus vem subjugar os espíritos impuros, a Palavra que gera libertação.

É interessante esta narrativa onde o mal manifestado por um espírito impuro dialoga com Jesus reconhecendo-o como Messias, o Santo de Deus. Mais parece uma profissão de fé, ainda que seja para vê-la distante, pois Ele é reconhecido como uma ameaça, que veio para destruir a obra das trevas. Vejamos, eles reconhecem a força do ministério de Jesus e a autoridade de sua Palavra. A Palavra de Cristo constitui urna fonte de luz que dissipa das mentes as trevas e reconstrói a dignidade humana. As potências do mal temem o poder de Cristo.

Rezamos a Palavra, cantamos a Palavra e a vemos sempre com forte autoridade espiritual exercida na administração dos sacramentos. Percebemos hoje, especialmente neste texto sagrado, esta particularidade de ser ela uma fonte libertadora. Precisamos retomar esta consciência da autoridade da Palavra que direciona a nossa vida para uma prática fraterna, liberta-nos das falsas doutrinas, transforma as relações humanas, que edifica uma vivência da justiça, do amor e da paz. Tomando posse desta riqueza espiritual não
deixemos que nada possa gerar medos, inseguranças e divisões.

Que seja este texto do Evangelho a possibilidade de percebermos o bem espiritual que devemos aprender a usufruir. Que nos diversos trabalhos pastorais de nossa Igreja possamos manifestar a autoridade de um ensinamento novo que propõe a libertação do ser humano em sua totalidade. 


Publicado no Jornal Testemunho de Fé de 5 a 11 de fevereiro.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Arquidiocese realiza 4ª Vigília dos Jovens Adoradores

A juventude do Rio de Janeiro está em festa. Após participarem do “Folia com Cristo”, no último domingo, 5 de fevereiro, e conhecerem a logomarca oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ RIO2013), lançada na última terça-feira, dia 7, os jovens se preparam para mais um momento de louvor e adoração.

Promovida pelo Setor Juventude da Arquidiocese e pelo Comitê Organizador Local (COL) da JMJ RIO2013, neste mês de fevereiro a Vigília dos Jovens Adoradores será realizada na próxima sexta-feira, dia 10, a partir das 22h, no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, Igreja de Sant’Ana, no Centro do Rio.

Em sua quarta edição, o evento contará com a participação do Bispo Animador da Pastoral da Juventude, Dom Antonio Augusto Dias Duarte, que presidirá a Celebração Eucarística. Já a condução da vigília será realizada por pastorais, grupos e movimentos ligados ao Setor Juventude da Arquidiocese do Rio, e a animação ficará por conta do cantor Cosme.

Desde novembro do ano passado, quando tiveram início esses encontros de oração, a proposta do Setor Juventude está focada em reunir jovens católicos de toda a Arquidiocese, sempre na segunda sexta-feira de cada mês, para passar a noite em vigília de Adoração ao Santíssimo Sacramento. O objetivo é a intercessão pelos jovens do mundo inteiro, pela Igreja Católica Apostólica Romana, pelo Santo Padre Bento XVI e pela Arquidiocese do Rio de Janeiro — que se prepara para receber a Jornada Mundial da Juventude (JMJ RIO2013), que será realizada entre os dias 23 e 28 de julho de 2013.

A vigília será transmitida ao vivo pela WebTv Redentor através do site (http://www.redentor.tv.br/). O Santuário Nacional de Adoração Perpétua fica na Praça Cardeal Leme, 11 - Centro. Informações através do blog da Pastoral da Juventude Rio (PJRio): www.pastoraldajuventuderio.blogspot.com.

Fonte: Site Arquidiocese

Conheça o conceito da Logomarca da JMJ RIO2013

Com base no trecho da Palavra do Evangelho de São Mateus, percebe-se a necessidade de expressar uma referência direta à imagem de Jesus e ao sentido do discípulo. Neste episódio, Jesus se encontrou com seus discípulos em uma montanha, após sua ressurreição. Como símbolo da cidade do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor também se encontra em uma montanha e é um monumento reconhecido no mundo inteiro. O tema é uma palavra de ordem proclamada pelo próprio Senhor Jesus, e assim a Sua imagem possui destaque no centro do símbolo.

Os elementos do símbolo formam a imagem de um coração. Na fé dos povos o coração assumiu papel central, assim como o Brasil será o centro da juventude na Jornada Mundial. Também designa o homem interno por inteiro, se tornando nesta composição a referência aos discípulos que possuem Jesus em seus corações.

Os braços do Cristo Redentor ultrapassam a figura do coração, como o abraço acolhedor de Deus aos povos e jovens que estarão no Brasil. Representa nossa acolhida, como povo de coração generoso e hospitaleiro.

A parte superior (em verde) foi inspirada nos traços do Pão de Açúcar, símbolo universal da cidade do Rio de Janeiro, e a cruz contida nela reforça o sentido do território brasileiro conhecido por Terra de Santa Cruz. As formas que finalizam a imagem do coração possuem a cor azul, representando o litoral, somada ao verde e amarelo que transmitem a brasilidade das cores da bandeira nacional.

 D. Orani com o jovem Gustavo Huguenin, da Diocese de Nova Friburgo, criador da logomarca

* Fonte: Site JMJ RIO2013

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Missa no Domingo de Carnaval

Devido ao desfile das Escolas de Samba no Sambódromo, e as interdições de ruas ao redor da Paróquia, no dia 19 as Missas serão realizadas, somente, nos horários de 8h com Pe.Abdala e as 10h com Pe Gleuson.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Folia com Cristo celebra a JMJ RIO 2013

Inspirados pela passagem bíblica de Filipenses, 4,4 que diz: “Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos!”, a Arquidiocese do Rio de Janeiro junto com toda a juventude arquidiocesana se prepara para realizar no próximo domingo, dia 5 de fevereiro, o “Folia com Cristo”, maior bloco de carnaval católico do Brasil.

O evento, que já está em sua 5ª edição e se consolida como uma excelente opção de diversão neste período que antecede os festejos, ganhará pela primeira vez as ruas do Centro da cidade. Segundo a organização do evento, a concentração será a partir das 13h, no Campo de Santana, onde o Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, presidirá uma Missa acolhendo os mais de 50 mil foliões de Cristo que são esperados para o evento, cuja entrada é gratuita.

O bloco com direito a abadá – chamado pelos participantes de abaDeus – e trio elétrico, terá como tema deste ano a Jornada Mundial da Juventude (JMJ RIO2013), encontro mundial de jovens com o Papa Bento XVI, que será realizado no Rio de Janeiro entre os dias 23 e 28 de julho de 2013.

Fonte: Site da Arquiocese