sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Semana da Juventude

Venha participar do quinto dia. Participe, convide, faça a diferença.

Quarto dia - Vícios

Galeria de imagens:





Terceiro dia - Hobbies

Qual é o seu hobbie?

Com essa pergunta Fr. Júnior iniciou seu bate papo (como ele mesmo definiu) com os presentes na quarta-feira. A partir daí, percorreu sobre o prazer que existe quando se tem um hobbie saudável, quer seja dançando, dirigindo, passeando ...

Foi uma noite intensa, desde o início com o Louvor, por conta de integrantes do Ministério de Música da Capela do Divino Espírito Santo do Estácio, até as conversas finais, entre os jovens e o Fr. Júnior.

Galeria de imagens:

Momento de música e Louvor

Fr. Júnior e nossos jovens

Momento final nossa Coordenadora da Juventude com Fr. Júnior

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Segundo dia - Namoro

Galeira de imagens:

Pedro

Jovens atentos as palavras

Ministério de Música - Comunidade Jovem Jerusalém

Semana da Juventude

Não percam!

O primeiro dia foi muito bom. Venha também para o segundo dia. Participe, convide, faça a diferença.


segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Primeiro dia - Meios de Comunicação

Baseado em Mt 10,27 - "O que vos digo na escuridão, dizei-o às claras. O que vos é dito ao ouvido, publicai-o de cima dos telhados.", a pregadora Anna Carolina Bayer, da Pastoral da Juventude Arquidiocesana, nos levou a refletir sobre como nos comportamos nas redes sociais, curtimos e compartilhamos de tudo, porém, no anúncio da Palavra, por vezes, deixamos de lado.

Nos foi lembrado que os Apóstolos Evangelizaram caminhando pelos povoados e Nações, e anunciaram no boca a boca, sem o mundo virtual.

Finalmente, fomos convidados a reverter a situação, e utilizarmos todas as ferramentas disponíveis nas redes sociais para sermos Apóstolos Missionários virtuais (porém reais).

Galeria de imagens:

 Portas abertas para a Juventude - Rumo a JMJ 2013

 Animação e fé - música, oração e juventude

 
Presença do nosso Grupo de Oração

 Anna Carolina

 Semana em tempo real, no mundo virtual

Visite o blog da Semana da Juventude: sjsaojoaquim.blogspot.com.br

Semana da Juventude

Não percam!

Hoje inicirá a Semana da Juventude de nossa Paróquia. Participe, convide, faça a diferença.


Dia do Catequista: instruir na fé é ministério sagrado

No último domingo de agosto, este ano 26, a Igreja comemora o Dia do Catequista, que, de fato, é em 28 de agosto. Celebrar o catequista é sempre motivo de alegria e de reflexão mais profunda sobre a doação deste católico que, na Igreja, abraça com zelo a sua vocação e missão para com a sociedade.

O catequista é, sobretudo, aquele que responde a uma vocação específica: a de alcançar os corações dos filhos e filhas de Deus e despertá-los para a consciência do Cristo. E, como em toda vocação, o chamado a ser catequista não é algo pessoal, é iniciativa de Deus. Deus convoca o homem a assumir a sua vocação, recebida no batismo, de ser profeta — aquele que fala em nome de Deus e da comunidade a que pertence.

Catequista, conforme a raiz da palavra catequese, que vem do grego Katechein — que quer dizer fazer eco — é aquele que se coloca a serviço da Palavra, que se deixa usar por Deus como um instrumento para que a Palavra ecoe. É este indivíduo que, hoje, tão fundamental à iniciação cristã, atende à “tarefa verdadeiramente primordial da missão da Igreja”, conforme as palavras do Beato João Paulo II.

Com a certeza de que educar é mandato sublime, em qualquer área do conhecimento humano, mas instruir na fé é ministério sagrado, o Portal da Arquidiocese do Rio de Janeiro parabeniza a todos os catequistas.

Fonte: Site Arquidiocese

domingo, 26 de agosto de 2012

Vinde Espírito Santo

Hoje foi celebrada, por Dom Luis Henrique, a Crisma para jovens e adultos de nossa Paróquia.

Em uma linda celebração, 13 Crismandos receberam a unção com o óleo do Crisma, e ao mesmo tempo, um convite do Pe Gleuson para servirem a Igreja, fazendo parte de uma de nossas Pastorais.

Galeria de imagens:





quinta-feira, 23 de agosto de 2012

2013: Ano Estadual da Juventude

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou na última quarta-feira, 22 de agosto, em segunda discussão, o projeto de lei 897/11, que institui o ano de 2013 como Ano Estadual da Juventude.

O autor da proposta, deputado Márcio Pacheco, encarrega o Poder Executivo de coordenar eventos comemorativos com atividades alusivas aos jovens. Para ele, a proximidade de eventos mundiais, como a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013), justificam a medida.

— Precisamos dedicar a nossa atenção, no próximo ano, a esta etapa tão importante, estimulando os jovens a discutir seus interesses, objetivos. Queremos garantir jovens conscientes, explicou o deputado.

O projeto será enviado ao governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar o texto.

Fonte: Site Arquidiocese

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Vem aí a Semana da Juventude


Arquidiocese do Rio se prepara para Romaria a Aparecida



No próximo sábado, dia 25 de agosto, os fiéis da Arquidiocese do Rio de Janeiro participarão da romaria anual ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo. Na ocasião, o Arcebispo Metropolitano, Dom Orani João Tempesta, os bispos auxiliares, o clero e todo o povo de Deus darão um sinal de sua unidade para mais uma manifestação de afeto e devoção à Virgem Maria. Os ônibus sairão de todos os vicariatos na noite de 24 de agosto, sexta-feira.

Considerada pelos próprios padres redentoristas, responsáveis pelo Santuário Nacional, como a maior peregrinação organizada que vai em romaria a Aparecida, a peregrinação deste ano tem como motivação a intercessão pela Jornada Mundial da Juventude, que será realizada no Rio de Janeiro em 2013.

A primeira romaria aconteceu em 1902, motivada pelo Cardeal Joaquim Arcoverde, em preparação ao jubileu áureo da proclamação do Dogma da Imaculada Conceição, que aconteceria dois anos depois. Mas foi a partir de 1931 que a peregrinação ganhou maior impulso, após a visita da imagem de Nossa Senhora Aparecida ao Rio de Janeiro, quando foi proclamada Padroeira do Brasil.

Em artigo publicado no Portal da Arquidiocese, Dom Orani explicou que a prática da peregrinação relembra a peregrinação do povo hebreu, que por 40 anos foi em busca da terra prometida:

“O êxodo desse povo prefigura a vida do cristão em busca da pátria celeste. E, assim como o povo eleito no longo caminho para a libertação foi aos poucos se purificando dos vícios adquiridos no exílio, com essa motivação, o cristão, em uma peregrinação, deve aproveitá-la como uma oportunidade de purificação e de reconciliação com Deus, renovando sua vida.”.

A programação da Romaria começa às 6h30min, com a concentração na Tribuna do Papa. Às 7h será o inicio da recitação do terço, às 8h o deslocamento para o interior da Basílica, às 9h Missa presidida por Dom Orani seguida da recitação do terço e via-sacra no Morro do Cruzeiro.

Fonte: Site Arquidiocese

domingo, 19 de agosto de 2012

Cristo Redentor acolhe bandeira olímpica

Após ser hasteada no Complexo do Alemão, bandeira olímpica subiu ao maior cartão postal do Brasil: o Cristo Redentor. Em um ato interreligioso que contou com a presença de sete lideranças religiosas, além do Arcebispo Metropolitano, Dom Orani João Tempesta, a bandeira olímpica chegou ao Morro do Corcovado junto ao prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes por volta das 8h30min deste domingo, 19 de agosto. Voluntários da Jornada Mundial da Juventude, entre eles uma voluntária de nossa Paróquia, aguardavam a passagem do símbolo dos Jogos Olímpicos com bandeiras dos estados brasileiros e de diversos países.

O esporte é capaz de agregar as mais variadas nações em uma linguagem compreensível que comunica profundos valores como o respeito, a fraternidade e a união. O então Papa João Paulo II afirmou em ocasião do jubileu dos desportistas: “o desporto não é um fim, mas um meio; pode tornar-se veículo de civilização e de genuíno entretenimento, estimulando a pessoa a dar o melhor de si e a evitar o que pode ser perigoso ou de grave prejuízo para si ou para o próximo”. A prática esportiva favorece o desenvolvimento integral da pessoa humana baseado no amor ao próximo e é isso que espera-se encontrar nas próximas Olimpíadas. Para o Arcebispo do Rio de Janeiro, a presença da bandeira no Cristo Redentor motiva a busca pela paz e indica que a cidade está se preparando para ser sede de grandes eventos mundiais começando no ano que vem com a Jornada Mundial da Juventude.

Queremos pedir a intercessão do Cristo Redentor que não só durante as Olimpíadas, mas que a presença da bandeira olímpica leve-nos a trabalhar pela paz, pela fraternidade, que diminua a violença e que creçamos na fraternidade. Que esse sinal esportivo nos ajude a ver a fraternidade necessária para a união dos povos, afirmou.

Após o evento, os voluntários se reuniram aos pés do Cristo Redentor, onde padre Omar Raposo celebrou a Santa Missa. Através do calor da fé dos jovens foi possível chamar a atenção de todos aqueles que passavam pelo monumento. Um deles foi o padre Raymond, da Alemanha. Motivado e emocionado em ver a energia da juventude carioca, ele, que estava com um grupo de alemãs, se ofereceu para concelebrar a Eucaristia. Assim como o padre, muitos foram os que se juntaram para bendizer o nome do Senhor durante a Santa Missa.


Fonte: site Arquidiocese

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Campanha eleitoral: a família e a educação

Cônego Manuel Manangão*

Família e educação são temas que estarão sempre no núcleo de uma reflexão para a escolha de candidatos aos cargos públicos. Pois, eles devem efetivamente se preocupar com a vida e a pessoa humana. Infelizmente, em nossos dias, muitos costumam dizer que a defesa da família é uma atitude conservadora e ultrapassada. E outros, sabendo que a Igreja defende e promove a família, até incorporam este tema em seus discursos. Na hora, porém, de efetivamente sair em prol da família, pouco ou nada fazem. O Evangelho, porém, nos ensina que deixar de defender a família é não se comprometer com a vida e a paz.

Quem defende a família se esforça pela geração de emprego e renda dignos para os pais e mães, escola para as crianças e assistência médica para todas as idades. Defende a família, quem se empenha pelos direitos individuais, pela família baseada no casamento entre um homem e uma mulher, pelo direito dos pais de escolherem a educação de seus filhos.

Por isso, diante das propostas dos candidatos, procure saber o que ele entende por defesa da família. Procure indagar para saber se suas propostas estão adequadas com o que a Igreja indica como defesa autêntica da família. Faça, então, o discernimento a partir das respostas teóricas e práticas que a vida do candidato apresentar.

Na defesa da família, não se pode deixar de lado o direito de todos à educação. À luz da fé, a educação é um direito de toda pessoa, cabendo à família e não ao Estado a direção do processo educacional. A verdadeira educação é aquela que respeita as opções da família, sem impor ideologias do Estado ou de uma parcela da sociedade.

O que seu candidato tem de fato realizado em favor da educação? O que ele diz quando mostramos a ausência de escolas, especialmente para os mais pobres? Como ele age diante da uma realidade que transformou a educação em fonte de lucro, deixando em segundo plano a formação integral das pessoas?

Numa educação integral há que se respeitar as convicções das pessoas e a orientação religiosa das famílias.

Uma grande conquista foi a aprovação, no Estado do Rio de Janeiro, do ensino religioso confessional e plural.

Você conhece esta proposta de ensino religioso confessional e plural? Que passos você tem dado para conhecer melhor esta proposta? E o seu candidato? O que ele pensa sobre este assunto? Como ele tem se posicionado? Ele está entre os que têm tentado revogar a lei? Está entre os que estão impedindo sua implantação?

Reflita, converse com os amigos e pessoas da comunidade. Lembre-se: O voto não tem preço, tem consequências.

* Vigário para a Caridade Social

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

“Maria tem um coração alargado como o de Deus”

O Papa Bento XVI celebrou, na manhã desta quarta-feira, dia 15 de agosto, a Santa Missa na paróquia pontifícia de “São Tomás de Villanova”, em Castel Gandolfo. Neste dia, a Igreja celebra a Solenidade da Assunção da Virgem Maria. O Pontífice lembrou, na homilia, que na Assunção é possível ver que há espaço para o homem em Deus e que Maria, estando unida a Ele, não se distancia, mas participa da presença de Deus e tem um coração grande como o Dele.

— Em Deus, há espaço para o homem, e Deus está perto, e Maria, unida a Deus, está muito perto, tem um coração alargado como o coração de Deus, disse o Papa.

O Santo Padre também destacou outro aspecto, que é o fato de haver espaço no homem para Deus. E esta presença, segundo o Pontífice, se realiza na fé.

— Na fé abrimos as portas do nosso ser para que Deus entre em nós, para que Deus possa ser a força que dá vida e caminho ao nosso ser, afirmou.

Bento XVI explicou que a solenidade da Assunção é um convite para louvar a Deus e olhar para a grandeza de Nossa Senhora, “para que conheçamos Deus na face dos seus”. Para explicar o porquê de Maria ser glorificada na assunção ao céu, o Papa citou o trecho do Evangelho de São Lucas, em que se vê a raiz da exaltação e do louvor à Maria na expressão de Isabel: “Feliz aquela que acreditou” (Lc 1, 45).

— E o Magnificat, este canto ao Deus vivo e operante na história é um hino de fé e de amor, que brota do coração da Virgem. Ela viveu com fidelidade exemplar e guardou no mais íntimo do seu coração as palavras de Deus ao seu povo, as promessas feitas a Abraão, Isaac e Jacó, destacou Bento XVI.

O Papa lembrou ainda que Deus aguarda seus filhos, de forma que os fiéis não caminham sozinhos e, indo ao outro mundo, encontram a bondade da Mãe, o Amor eterno.

— Deus nos espera: esta é a grande alegria e a grande esperança que nasce exatamente desta festa. Maria nos visita, é a alegria da nossa vida e é a esperança da nossa alegria, ressaltou.

Fonte: Canção Nova

Exposição Cristo Redentor Para Todos

A Arquidiocese do Rio de Janeiro, o Governo do Estado do Rio e a GLP Marketing levarão para várias cidades do Brasil e do mundo a paz proporcionada pelo mais importante Santuário da cidade e experimentada diariamente por brasileiros e visitantes do mundo todo: o Cristo Redentor do Corcovado. Brasília, Belo Horizonte, Aracaju e Curitiba são as próximas cidades que receberão a exposição “Cristo Redentor Para Todos”.

Com 80 anos de existência – completados no dia 12 de outubro de 2011 –, o monumento terá sua história contada numa exposição que tem a curadoria de Eduardo Maruche. A estrutura contará com uma réplica de 3,8 m de altura por 3 m de largura esculpida pelo artista plástico Odilon Lima e por artesãos das escolas de samba do Rio de Janeiro, um totem de 2,5 m de altura com uma TV de LED exibindo um documentário de curta-metragem que conta toda a trajetória do Cristo, desde a sua concepção até os dias de hoje, e folders que serão distribuídos para o público que visitar a exposição com todas as informações na língua nativa.

O Cristo Redentor é também o embaixador da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013), que acontecerá entre os dias 23 e 28 de julho de 2013. O maior cartão-postal do Brasil foi escolhido para levar o nome da cidade aos quatro cantos do mundo durante a exposição, que começou visitando a cidade do Vaticano, no dia 1º de abril deste ano.

De acordo com o curador da exposição, Eduardo Maruche, a mostra trará a história do monumento e também apresentará em workshops informações sobre o Rio de Janeiro, que será apresentado como aquele que congrega belezas naturais, tem valores importantes e está recebendo uma ótima infraestrutura de acolhimento e segurança para a peregrinação mundial dos jovens com o Santo Padre, o Papa Bento XVI, em 2013.

A exposição, que será feita em praça pública e de forma gratuita, seguirá o seguinte calendário:
Brasília: 18 de agosto de 2012
Local: Paróquia São Pedro

Belo Horizonte: 23 de agosto 2012
Local: Paróquia Cristo Redentor

Aracaju: 24 de agosto de 2012
Local: Paróquia Nossa Senhora da Conceição

Curitiba: 13 de setembro de 2012
Local: Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe

Fonte: Site Arquidiocese

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Semana da Juventude

Venha participar dessa Semana muito especial em nossa Comunidade.

Evento da JMJ Rio 2013.


sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Visita de Nossa Senhora de Nazaré

Em noite abençoada, a imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visitou a Paróquia de São Joaquim. Pe. Gleuson recebeu a imagem do Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani, que estava acompanhado de grande comitiva vinda de Belém do Pará.

Galeria de Imagem:









quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Círio de Nazaré 2012

Rainha da Amazônia visitará o Rio em agosto

Pelo quarto ano consecutivo, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, que apresenta o menino Jesus a todos que dela se aproximam, visitará o Rio de Janeiro. O encontro mariano, que acontecerá entre os dias 2 e 6 de agosto, pretende unir fiéis paraenses e cariocas em torno da mesma devoção e confiança filial na Rainha da Amazônia.

Este ano, a comemoração do Dia do Padre também fará parte da celebração do Círio de Nazaré. No dia 4, a tradicional missa na Igreja de São Pedro, no Rio Comprido, reunirá o clero arquidiocesano sob o manto da Virgem de Nazaré, mãe de Jesus. A sagrada Eucaristia será transmitida pela Redevida, WebTV Redentor e Rádio Catedral (FM 106,7).

Na Arquidiocese do Rio, a peregrinação vai passar por todos os vicariatos, visitando diversas paróquias, capelas e comunidades, e também por locais públicos e privados onde existem devotos da padroeira da Amazônia.

Para definir detalhes de logística e infraestrutura do Círio, aconteceu no dia 13 de julho uma reunião, no Edifício João Paulo II, na Glória, entre os representantes da arquidiocese e de órgãos públicos de segurança e de defesa.

O coordenador de Eventos de Massa da Arquidiocese do Rio, padre Omar Raposo de Souza, afirmou que a adesão ao Círio de Nazaré tem aumentado a cada ano. “Ficamos surpresos com a grande quantidade de paraenses em nossa cidade. O povo do Pará se sente muito tocado e sensibilizado por essa solenidade”, afirmou padre Omar.

Assim que chegar ao Rio, na manhã do dia 2 de agosto, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré será conduzida até a Arquidiocese de Niterói e visitará a cidade de Saquarema, onde acontecerá uma solenidade municipal. “É uma alegria muito grande saber que temos nossa mãe como intercessora e protetora. Isso nos faz sempre mais perseverantes e fortalecidos na graça de Deus”, disse o coordenador de pastoral da Arquidiocese de Niterói, padre Leandro Freire.

Nossa Senhora de Nazaré!
Rogai por nós!
PROGRAMAÇÃO:
Dia 2 de agosto (quinta-feira)

7h – Chegada da imagem na Base Aérea do Galeão
9h – Chegada em Bacaxá
10h – Saída para Saquarema
11h – Solenidade Municipal
11h30 – Santa Missa
18h30 – Chegada ao Caramujo
19h – Santa Missa - Vigília


Dia 3 de agosto (sexta-feira)
7h – Chegada na Catedral
9h – Missa na Paróquia São Sebastião, na Tijuca
12h – Chegada no Educandário N. Sra. de Nazaré: Oração do Ângelus e homenagens
13h45 – Chegada no Edifício João Paulo II – Capela, na Glória.
14h45 – Chegada no Colégio Santo Antônio Maria Zaccaria, no Catete.
15h45 – Chegada na sede da Dufry, no Centro
16h45 – Chegada na Igreja N. Sra. do Parto, seguida de Oração no Buraco do Lume, no Centro
18h10 – Chegada na Vila Minosa. Oração do Ângelus
19h20 – Chegada na Capela N. Sra. Aparecida, no térreo do prédio da SuperVia, na  Central
20h30 – Chegada na Igreja São Joaquim, Rua Joaquim Palhares, no Estácio. - Vigília


Dia 4 de agosto (sábado)
9h – Missa solene, presidida pelo arcebispo Dom Orani João Tempesta, na Igreja de São Pedro, no Rio Comprido. Memória de São Cura D’Ars e Dia do Padre
11h15 – Chegada na Paróquia N. Sra. do Loreto, na Freguesia
12h – Ângelus
14h30 – Chegada na Paróquia Jesus de Nazaré, Parque Maré, Bonsucesso
17h – Chegada na Paróquia N. Sra. do Desterro, Praça Dom João Esberard, em Campo Grande.
Missa e/ou Ângelus
20h – Chegada na Paróquia N. Sra. de Nazaré, em Anchieta. - Vigília


Dia 5 de agosto (domingo)
8h – Missa transmitida pela TV Brasil
10h – Missa na Paróquia de N. Sra. de Copacabana.
11h30 – Saída do Círio em direção à Paróquia da Ressurreição, em Copacabana
14h15 – Chegada ao Oratório no Centro de Tradições Nordestinas.
17h – Chegada na Paróquia de N. Sra. de Nazaré, em Acari: Mini-Círio, missa e festa.


Dia 6 de agosto (segunda-feira)
Deslocamento privado para o Aeroporto Internacional Tom Jobim
A programação poderá sofrer alterações

Fonte: Rádio Catedral