No próximo sábado, dia 25 de agosto, os fiéis da Arquidiocese do Rio de Janeiro participarão da romaria anual ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo. Na ocasião, o Arcebispo Metropolitano, Dom Orani João Tempesta, os bispos auxiliares, o clero e todo o povo de Deus darão um sinal de sua unidade para mais uma manifestação de afeto e devoção à Virgem Maria. Os ônibus sairão de todos os vicariatos na noite de 24 de agosto, sexta-feira.
Considerada pelos próprios padres redentoristas, responsáveis pelo Santuário Nacional, como a maior peregrinação organizada que vai em romaria a Aparecida, a peregrinação deste ano tem como motivação a intercessão pela Jornada Mundial da Juventude, que será realizada no Rio de Janeiro em 2013.
A primeira romaria aconteceu em 1902, motivada pelo Cardeal Joaquim Arcoverde, em preparação ao jubileu áureo da proclamação do Dogma da Imaculada Conceição, que aconteceria dois anos depois. Mas foi a partir de 1931 que a peregrinação ganhou maior impulso, após a visita da imagem de Nossa Senhora Aparecida ao Rio de Janeiro, quando foi proclamada Padroeira do Brasil.
Em artigo publicado no Portal da Arquidiocese, Dom Orani explicou que a prática da peregrinação relembra a peregrinação do povo hebreu, que por 40 anos foi em busca da terra prometida:
“O êxodo desse povo prefigura a vida do cristão em busca da pátria celeste. E, assim como o povo eleito no longo caminho para a libertação foi aos poucos se purificando dos vícios adquiridos no exílio, com essa motivação, o cristão, em uma peregrinação, deve aproveitá-la como uma oportunidade de purificação e de reconciliação com Deus, renovando sua vida.”.
A programação da Romaria começa às 6h30min, com a concentração na Tribuna do Papa. Às 7h será o inicio da recitação do terço, às 8h o deslocamento para o interior da Basílica, às 9h Missa presidida por Dom Orani seguida da recitação do terço e via-sacra no Morro do Cruzeiro.
Fonte: Site Arquidiocese
Nenhum comentário:
Postar um comentário