domingo, 27 de junho de 2010

Visita da Cruz de Santo Domingo

A Paróquia de São Joaquim teve a alegria de receber a visita da Cruz de Santo Domingo no dia 27 de junho, onde entrou solene na Procissão das Ofertas e colocada no Presbitério.

A pedido de Dom Orani Tempesta, está em peregrinação pela Arquidiocose do Rio de Janeiro, aos cuidados da Pastoral da Juventude, a réplica da Cruz de Santo Domingo, conhecida como a Cruz dos Jovens.

A cruz deverá visitar cada paróquia e fazer com que todos os jovens possam ver nela a alegria maior do cristão, aquilo que é a nossa força, que é mostrar que Cristo venceu a morte que Ele ressuscitou.

A Cruz representa o Espírito de missão e adoração que devemos viver, e precisamos cravar a cruz não só em nossos corações, mas também em todos para que possam adorá-la.









A Cruz
O símbolo do IV CELAM (4° Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, que tinha como tema: "Jesus Cristo ontem, hoje e sempre" e a "Nova Evangelização"), em Santo Domingo; foi a cruz de mesmo nome da cidade onde se realizou a Conferência - Santo Domingo. Diz-se que os espanhóis ao chegarem na América, em 1492, cravaram a cruz em terras indígenas da América para ser adorada pelos nativos. Estes; só passaram a adorar a cruz após fazerem um corte em sua parte superior (por isso ela tem esta inclinação na sua ponta). No ano de 1994, uma relíquia foi feita para a Arquidiocese do Rio de Janeiro e, por conseguinte, réplicas foram feitas para os Vicariatos.
Extraído do texto cedido pela PAJUVIN

Nenhum comentário:

Postar um comentário