quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Bento XVI: sigam em frente pelo bem da Igreja e pelo bem da humanidade



Nesta quinta-feira, 28 de fevereiro, pouco antes das 13h (horário de Brasília), com o repique dos sinos da Igreja de Roma e muita emoção, Joseph Ratzinger, Papa Bento XVI, recebeu as honras de um piquete da Guarda Suíça, no pátio de São Damaso, saudou o Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone e outros colaboradores, e seguiu em direção ao heliporto, onde recebeu a saudação do decano do Colégio Cardinalício, Cardeal Angelo Sodano, e deixou o Vaticano seguindo para Castel Gandolfo. 

Em sua chegada ao vilarejo, que fica aproximadamente a 30 Km de Roma, Bento XVI foi acolhido pelo Presidente do governo do Estado da Cidade do Vaticano, Cardeal Giuseppe Bertello, e pelo Secretário, Dom Giuseppe Sciacca. O bispo da diocese de Albano, Dom Marcello Semeraro, autoridades civis da cidade, e uma multidão de fiéis de diversas nacionalidades presentes na pequena praça de Castel Gandolfo também receberam o Sumo Pontífice, que permanecerá no Palácio Apostólico da região durante dois meses, enquanto será reformado o mosteiro de clausura nos Jardins Vaticanos, onde passará a morar. 

Emocionado e comovido com os gestos de apoio e agradecimento, Bento XVI fez uma saudação aos fiéis da sacada do Palácio Apostólico de Castel Gandolfo, onde agradeceu e exortou a todos para que, junto com ele, sigam em frente pelo bem da Igreja e pelo bem da humanidade. 

— Estou feliz por encontrar-me com vocês, circundado pela beleza da Criação e pela simpatia de vocês que me faz muito bem. Obrigado pela amizade de vocês, do seu afeto. Vocês sabem que este dia é para mim diferente dos dias precedentes: serei Sumo Pontífice da Igreja Católica até às 20h desta noite, depois não mais o serei. Sou simplesmente um peregrino que inicia a última etapa de sua peregrinação nesta terra. Mas gostaria ainda, com o meu coração, com o meu amor, com a minha oração, com a minha reflexão, com todas as minhas forças interiores, trabalhar em prol do bem comum e o bem da Igreja e da humanidade. E me sinto muito apoiado pela simpatia de vocês. Sigamos adiante com o Senhor para o bem da Igreja e do mundo. Obrigado de coração, agradeceu emocionado o Pontífice. 

Ainda no Vaticano, Bento XVI publicou o seu último tweet, no qual enviou a seguinte mensagem: “Obrigado pelo vosso amor e o vosso apoio! Possais viver sempre na alegria que se experimenta quando se põe Cristo no centro da vida". 

Às 20h (16h no Brasil), a Guarda Suíça fechou a porta do Palácio Apostólico e retornou para o Vaticano, encerrando assim, oficialmente, o serviço para o Papa como chefe da Igreja, que neste momento encontra-se em Sé Vacante.

Fonte: arqrio.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário