terça-feira, 3 de junho de 2014

Semana une cristãos no Rio

Igrejas cristãs do Brasil estarão reunidas de 1º a 8 de junho em diversos eventos celebrativos da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos deste ano. O tema escolhido para a reflexão é “Acaso Cristo está dividido?”, motivado pelo trecho bíblico da Carta aos Coríntios (I Cor 1,1-17).
A iniciativa é promovida pelas Igrejas-membro do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), composto pela Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Anglicana, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Presbiteriana Unida e Igreja Siria Ortodoxa de Antioquia.
No Rio, uma série de eventos deve marcar a data. O mais importante e tradicional é a Vigília de Pentecostes, que será realizada no dia 7, na Igreja Nossa Senhora de Copacabana. O arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, é o anfitrião do ato ecumênico, que conta com a presença de diversas Igrejas cristãs da cidade.
“Nessa noite da vigília, todos nos sentimos mais próximos, mais irmãos, unidos para difundirmos ao mundo a pessoa do Cristo, Vida e Verdade para os homens de boa vontade”, destacou o diácono Nelson Augusto dos Santos Águia, membro da Comissão Arquidiocesana de Ecumenismo e Diálogo Interreligioso.
Segundo o diácono, todos os cristãos são convidados para uma oração pela unidade, pela união dos cristãos. A celebração terá leitura bíblica, ato penitencial, meditação da palavra feita pelos ministros cristãos presentes, preces, cantos e momentos de louvor.
O arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, afirmou na edição do ano passado da vigília que o ponto mais importante da unidade é a fé em Jesus Cristo, por isso é importante que os cristãos deem as mãos. “Essa Vigília de Pentecostes é uma realidade em quase todo o mundo. Que o Espírito Santo nos dê força para enfrentar as contrariedades. Que Ele nos una cada vez mais, e nos faça assumir a nossa identidade cristã, que nos faz olhar com esperança para o futuro, com o coração ardendo de amor a Jesus”, enfatizou na ocasião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário