sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Irmã Dulce: formalizada a condição de beata

O Papa Bento XVI assinou, nesta sexta feira, 10 de dezembro, o decreto formalizando a beatificação de Irmã Dulce. A partir de agora, a freira é declarada “Bem-aventurada Dulce dos Pobres”.

Irmã Dulce nasceu em Salvador, em 26 de maio de 1914. Desde os 13 anos ajudava mendingos e doentes. Entre os estabelecimentos que fundou está o Hospital Santo Antônio, na Bahia, com capacidade para atender 700 pacientes.

Irmã Dulce morreu aos 77 anos, no dia 13 de março de 1992. Seu corpo foi sepultado na Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia e depois transferido para a Capela do Hospital Santo Antonio, centro das Obras Assistenciais Irmã Dulce. No inicio de 2010, o corpo de irmã Dulce foi exumado e, após 18 anos, permaneceu intacto.

A autorização para a condição de beata foi dada pelo Pontífice ao prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Ângelo Amato, em audiencia privada no Vaticano.

A assinatura do Papa representa a conclusão do processo de Irmã Dulce, iniciado em 2000. Porém, a beatificação ainda não tem data definida. A expectativa é de que seja no primeiro semestre de 2011.

Com o titulo de beata ou bem-aventurada, será permitido que Irmã Dulce tenha seu nome incluído no calendário das festas Litúrgicas da Igreja. A beatificação é uma etapa do processo de canonização. Para que irmã Dulce seja declarada Santa é necessária a comprovação de um milagre atribuído à intercessão da beata.

* Foto: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário