sexta-feira, 15 de março de 2013

“Caminhar, edificar, professar Jesus Cristo crucificado”


Na tarde desta quinta-feira, 14 de março, o Papa Francisco presidiu, na Capela Sistina, a primeira Missa do seu pontificado, onde, através das leituras de Isaías (2,2-5), da primeira Carta de São Pedro – que recorda Cristo como pedra angular –, e do Evangelho proclamado (Mt 16, 13-19), exortou os 114 Cardeais que o elegeram a não deixarem de caminhar, edificar e confessar Jesus Cristo crucificado. 

— Essas leituras da Palavra de Deus têm algo em comum, que é o movimento. Na primeira leitura, o movimento do caminho; na segunda, o movimento da edificação da Igreja, e no Evangelho, o movimento da confissão. Caminhar, edificar e confessar. Caminhar na Luz do Senhor, na presença de Deus, pois nossa vida é um caminho e quando paramos a coisa não anda. Edificar a Igreja nas pedras, porque elas são pedras vivas, ungidas pelo Espírito Santo. 

Edificar a Igreja, Esposa de Cristo, sobre aquela Pedra Angular. E confessar, pois podemos caminhar o tempo que quisermos, edificar muitas coisas, mas se não confessarmos para Jesus Cristo a coisa não funciona, e vamos nos tornar uma ONG piedosa e não a Igreja, Esposa do Senhor, afirmou o Pontífice.  

Confirmando a ideia central de sua primeira homilia, Papa Francisco convidou os presentes a caminharem sempre com irrepreensibilidade.  

— Caminhar, edificar e confessar. Mas a coisa não é tão fácil, porque no caminhar, no construir e no confessar às vezes existem abalos ou movimentos que não são exatamente os movimentos do caminho, são movimentos que nos puxam para trás. (...) Quando nós caminhamos sem a Cruz, edificamos sem a Cruz e professamos sem a Cruz, não somos discípulos do Senhor. Podemos ser leigos, podemos ser bispos, sacerdotes, cardeais, Papas, mas não discípulos do Senhor. (...) Quem não reza ao Senhor, reza ao diabo, já que quando não se proclama Cristo, se proclama a mundanidade do diabo, do demônio, disse.  
Antes de encerrar sua homilia, o Santo Padre motivou os cardeais para que continuem tendo a coragem de caminhar e anunciar Cristo crucificado.  

— Gostaria que todos nós, após esses dias de graça, tenhamos a coragem de caminhar na presença de Deus, com a Cruz do Senhor. Edificar a Igreja, sob o sangue do Senhor derramado na Cruz e confessar a única glória: Cristo crucificado, e, assim, a Igreja seguirá em frente. Eu desejo a todos nós que o Espírito Santo, com a oração a Nossa Senhora, nossa Mãe, nos conceda essa graça de caminhar, edificar e confessar Jesus Cristo crucificado, desejou o Papa Francisco concluindo a primeira homilia de seu pontificado.     

Na próxima sexta-feira, 15 de março, às 17h locais (13h de Brasília), o Pontífice se encontrará, na Capela Clementina, com o todo o colégio cardinalício, inclusive com os cardeais que não participaram do Conclave. No sábado, às 11h, Papa Francisco terá uma audiência com os jornalistas na Sala Paulo VI, continuando uma tradição que começou com João Paulo II. No domingo será o primeiro Ângelus do novo Papa. E na terça-feira, dia 19, a Missa de Inauguração do pontificado será realizada às 9h30min locais (5h30 de Brasília).

2 comentários:

  1. Amanha haverá missa da restauração ás 15 horas???? Fiquei na dúvida pois sou de outra paróquia. Ali no ícone superior à esquerda, diz que a proxima missa será em 3 de abril. Aguardo retorno. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde. Gostaria de saber se minha filha pode ter 1 casal de padrinhos de batismo, 2 madrinhas de consagração e 1 padrinho de carrego ou toalha?
    Me ajude por favor.
    Att, Aline

    ResponderExcluir