segunda-feira, 4 de março de 2013

Sé Vacante: o que muda na liturgia?


Por Rádio Vaticana
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, publicou as orientações litúrgicas para o período de Sé Vacante. Confira o que muda desde Orações Eucarísticas até a eleição do novo Pontífice:

1 –  Omissão da citação do nome do Papa na Oração Eucarística e na Liturgia das Horas  
Durante todo o período de Sé Vacante, ou seja, desde as 16h do dia  28 de fevereiro de 2013 até a eleição do novo Papa, se omite a citação do nome  do Santo Padre na Oração Eucarística e o mesmo não é substituído por nenhum  outro nome. Na oração da Liturgia das Horas se omitem as intercessões pelo  Papa.

2 – Oração pela eleição do Pontífice
Durante este período,  se recomenda, entretanto, que os pastores e fiéis permaneçam em oração pela  eleição do novo Papa. Pode-se celebrar nos dias de semana a Missa “Por várias  necessidades: Para a Eleição do Papa” (Missal Romano), com a cor litúrgica do  tempo da quaresma. Encoraja-se também realização de Hora Santa ou a recitação  pública do rosário pela eleição do Papa.

3 - Após a eleição do Santo Padre
Como estabelece a Constituição Apostólica Universi Dominici  Gregis:
“88. Depois da aceitação, o eleito que tenha já recebido a  Ordenação episcopal, é imediatamente o Bispo da Igreja de Roma, verdadeiro Papa  e Cabeça do Colégio Episcopal; e adquire efetivamente o poder pleno e absoluto  sobre a Igreja universal, e pode exercê-lo. Se, pelo contrário, o eleito não  possuir o caráter episcopal, seja imediatamente ordenado Bispo”.
Assim sendo, a partir do momento do anúncio da eleição do Pontífice, toda a Igreja  passa a recordar do Papa como de costume.

Nenhum comentário:

Postar um comentário