domingo, 21 de abril de 2013

Rio celebra os 4 anos de Dom Orani à frente do governo arquidiocesano




Nesta sexta-feira, 19 de abril, o Rio de Janeiro recorda a mesma data em 2009, quando Dom Orani João Tempesta tomou posse como Arcebispo Metropolitano. São quatro anos de pastoreio, que enchem o coração dos cariocas de reconhecimento por tanta dedicação. Toda essa alegria será apresentada a Deus no próximo sábado, 20, durante missa em ação de graças na Capela Santo Antônio, em Guaratiba. Os fiéis são convidados a participar — presencialmente ou pela transmissão ao vivo, feita pela Rede Vida e pela WebTV Redentor — a partir das 9h, deste grande momento de louvor ao Senhor pelo ministério de seu pastor.

Simples, informal, voltado para a comunicação e verdadeiramente preocupado com o bem de todos são características que compõem e descrevem bem o perfil deste Arcebispo. Mas tal definição talvez ainda seja bastante restrita, se for levada em consideração sua disponibilidade e abertura a todos e o seu ser de missionário incansável, que comporta o indivíduo político que uma autoridade precisa ser, sim, mas, sobretudo, o cristão empenhado na implantação do Reino de Deus.

Hoje, há quatro anos na Cidade Maravilhosa, o Pastor desta Arquidiocese continua a levar à frente sua missão episcopal, com muita energia e disposição, num empenho constante por conhecer cada vez mais as múltiplas realidades do Rio de Janeiro, para melhor servir à Igreja e ao povo a ele confiado. E se dedica à sua vocação de acolher e preparar a juventude carioca para bem receber e evangelizar jovens de todos os continentes que, em julho, estarão por todo o estado na expectativa e na vivência do encontro com o Papa Francisco e com irmãos de todas as nacionalidades, durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013).

— Quero estar ao lado de cada um de vocês, com minhas palavras e orações, sacrifícios e trabalhos (...)Dedico estas palavras especialmente a vocês, presente e futuro da Igreja e da humanidade. O entusiasmo e alegria que lhes caracterizam são espelhos da beleza de Deus. A eternidade é a nossa vocação, e vocês são reflexos de que é possível viver plenamente, pois não há nada que nos mantenha mais jovens do que a graça e a amizade com Deus, disse o Arcebispo em uma de suas mensagens dedicadas à juventude.

A chegada ao Rio

Foi em 2009 que Dom Orani foi surpreendido pela notícia de que havia sido eleito pelo então Papa Bento XVI como sétimo Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro, a segunda maior Arquidiocese do País, onde tomou posse no dia 19 de abril do mesmo ano. 

O novo Arcebispo — que chegou ao Rio como aquele que veio para servir, para aprender e para conhecer o seu povo — afirmou, em seu primeiro pronunciamento oficial, que mais do que o Bispo tomar posse da Igreja, eram os fiéis que tomavam posse do Bispo. E, em seu pastoreio, assim tem buscado viver as alegrias e também os desafios desta missão que assumiu.

— Venho como cristão, discípulo de Jesus Cristo, escolhido como Apóstolo para anunciar o Reino de Deus a todos. Venho como cristão que sabe que toda Terra é sua pátria e não se sente estrangeiro em nenhum lugar, mas, por outro lado, sabe que é 
sempre aquele que caminha para a pátria definitiva, não se esquecendo de que aqui o tempo é fugaz! - disse Dom Orani ao iniciar o seu discurso de posse.

Arcebispo da JMJ Rio2013

Nascido em São José do Rio Pardo, em São Paulo, Dom Orani fez a profissão perpétua como membro da Ordem Cisterciense em 1969. Sua ordenação sacerdotal, em 1974, foi apenas o início de uma caminhada a serviço do Reino de Deus, que o preparava para o episcopado, assumido em 25 de abril de 1997, e para a linda missão de ser o Arcebispo da JMJ Rio2013.

Fonte: arqrio.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário