segunda-feira, 21 de outubro de 2013

A grande missão da Igreja


Para celebrar o Dia Mundial das Missões, aconteceu a 1ª Manhã de Animação Missionária, neste sábado, 19 de outubro, na Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro. O arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, presidiu a Santa Missa que foi concelebrada pelo bispo auxiliar Dom Paulo Cesar Costa e pelos vigários episcopais e sacerdotes presentes.
A Sagrada Eucaristia, que reuniu missionários religiosos e leigos de idades diversas, foi transmitida pela RedeVida, com sinais para a WebTV Redentor, Rádio Catedral FM 106,7 e Rádio Canção Nova RJ.
Na homilia, o arcebispo afirmou que a grande missão da Igreja é anunciar Jesus Cristo Senhor a todas as nações. Ele destacou que é necessário obediência para proclamar essa Boa Notícia, seguindo a ordem: “A quem eu te enviar, irás” (Jr 1,7), que é o tema deste ano do Dia Mundial das Missões, celebrado neste domingo, dia 20. 
“Todos somos convidados, enquanto responsáveis pela divulgação de uma notícia importante. É preciso responder a esse chamado com o nosso sim. A dimensão missionária é essencial para a Igreja, não tem como ser cristão católico e não ser missionário”, disse Dom Orani.
 
“Dimensão missionária deve ser como o sangue que corre em nossas veias”
O arcebispo destacou que por onde o cristão andar deve levar a mensagem de Cristo para testemunhar a fé. “A dimensão missionária não deve ser como uma roupa que podemos tirar a qualquer momento, mas sim como o sangue que corre em nossas veias. Essa atitude é conseqüência do encontro com Jesus Cristo, de quem continua próximo de Jesus. Por tudo o que vimos e sentimos com a presença do Senhor em nossas vidas e por saber que Ele está conosco até o final dos tempos”, ressaltou.
 Dom Orani afirmou que a maturidade da Igreja faz brotar missionários.
“Nem sempre é fácil, mas esse é o nosso caminho, não devemos nos intimidar, mas continuar firmes testemunhando Jesus Cristo. Somos chamados a estar atentos a todas as necessidades da Igreja. Jesus leva o mundo a ser novo, não podemos deixar de dizer em quem acreditamos, vivendo de forma missionária, em todos os lugares, cada instante de nossa vida. Neste mês missionário, que nossos corações sejam incendiados para continuar proclamando a Boa Nova”, finalizou.
Após a Sagrada Eucaristia, aconteceram palestras, partilhas e testemunhos que refletiram sobre o valor das ações missionárias. A 1ª Manhã de Animação Missionária contou com as presenças do coordenador da Comissão Missionária Diocesana (Comidi), padre Ludendorff Cohen Couto (Licinho), e dos padres Francisco Dinelly, vigário geral da Diocese de Parintins (AM), Geraldo Dondici, da Arquidiocese de Juiz de Fora (MG). O encontro, que foi animado pela Comunidade do Caos à Glória, abriu o Congresso Missionário.

Fonte: arqrio.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário