segunda-feira, 28 de maio de 2012

Mês Mariano e JMJ RIO2013 une o mundo em oração

Milhares de fiéis compareceram ao Santuário de Nossa Senhora da Penha neste domingo, dia 27 de maio, para o tradicional encerramento do mês dedicado a Maria realizado pela Arquidiocese do Rio. O Arcebispo, Dom Orani João Tempesta, participou da procissão junto aos fiéis, presidiu a Missa Solene, e, logo após, apresentou para o mundo os Patronos e Intercessores da JMJ RIO2013.

Transmitida ao vivo pela WebTV Redentor, Rede Vida, TV Nazaré e Rádio Catedral FM 106,7, a Celebração Eucarística uniu fiéis de todo o mundo, neste domingo de Pentecostes, para reafirmarem seu amor a Maria e conhecer aqueles que serão os pais espirituais dos jovens e um modelo a ser imitado por eles.

Em sua saudação inicial, Dom Orani afirmou que o Espírito Santo é quem impulsiona e envia os fiéis em missão. Ele ressaltou ainda sua alegria em celebrar Pentecostes no Santuário da Penha, confiando todas as realizações do dia nas mãos de Maria.
 
Durante a homilia o Arcebispo do Rio destacou que no dia de Pentecostes celebra-se o grande segredo que é o mistério da presença do Espírito Santo na Igreja e no íntimo do coração de cada ser humano. Ele falou ainda da grata alegria de ver e reconhecer a unidade existente entre o encerramento do mês mariano e Pentecostes.

— Esses patronos e intercessores são pessoas que se deixaram conduzir pela ação do Espírito Santo e que devem ser sinais para todos nós e, para a juventude, de que é possível viver a santidade fazendo o bem, trabalhando pelo social, testemunhando o Senhor e sendo feliz. (...) Colocamos nas mãos de Deus sob a intercessão de Maria e de todos os patronos e intercessores da JMJ RIO2013, todos os jovens do mundo e aqueles que virão ao Brasil no próximo ano, afirmou o Arcebispo.

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, protetora da Igreja e das famílias; São Sebastião, Soldado e mártir da fé; Santo Antônio de Santana Galvão, arauto da paz e da caridade; Santa Teresa de Lisieux, padroeira das missões; e Beato João Paulo II, amigo dos jovens, são os cinco Patronos da JMJ RIO2013. Eles são os pais espirituais dos jovens, lhes ensinando, como verdadeiros mestres, o caminho para a santidade.

Dentre os intercessores escolhidos estão homens e mulheres que mesmo na juventude souberam escolher a melhor parte em suas vidas: Jesus Cristo. A história de suas vidas inspira a todos a cultivar suas virtudes e, além disso, atesta para todos que a santidade na vida concreta é possível. São eles:

Santa Rosa de Lima, fiel à vontade de Deus; Santa Teresa de Los Andes, contemplativa de Cristo; Santa Laura Vicuña, mártir da pureza; Beato José de Anchieta, apóstolo do Brasil; Beata Albertina Berkenbrock, virtuosa nos valores evangélicos; Beata Chiara Luce Badano, toda entregue a Jesus; Beata Irmã Dulce, embaixadora da Caridade; Beato Adílio Daronch, amigo de Cristo; Beato Pier Giogio Frassati, amor ardente aos pobres e a Igreja; Beato Isidoro Bakanja, mártir do escapulário; Beato Ozanam, servidor dos mais pobres; São Jorge, combatente do Mal; Santos André Kim e companheiros, mártires da evangelização.

Fonte: Site Arquidiocese
Fotos: Carlos Moioli

Nenhum comentário:

Postar um comentário