domingo, 19 de agosto de 2012

Cristo Redentor acolhe bandeira olímpica

Após ser hasteada no Complexo do Alemão, bandeira olímpica subiu ao maior cartão postal do Brasil: o Cristo Redentor. Em um ato interreligioso que contou com a presença de sete lideranças religiosas, além do Arcebispo Metropolitano, Dom Orani João Tempesta, a bandeira olímpica chegou ao Morro do Corcovado junto ao prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes por volta das 8h30min deste domingo, 19 de agosto. Voluntários da Jornada Mundial da Juventude, entre eles uma voluntária de nossa Paróquia, aguardavam a passagem do símbolo dos Jogos Olímpicos com bandeiras dos estados brasileiros e de diversos países.

O esporte é capaz de agregar as mais variadas nações em uma linguagem compreensível que comunica profundos valores como o respeito, a fraternidade e a união. O então Papa João Paulo II afirmou em ocasião do jubileu dos desportistas: “o desporto não é um fim, mas um meio; pode tornar-se veículo de civilização e de genuíno entretenimento, estimulando a pessoa a dar o melhor de si e a evitar o que pode ser perigoso ou de grave prejuízo para si ou para o próximo”. A prática esportiva favorece o desenvolvimento integral da pessoa humana baseado no amor ao próximo e é isso que espera-se encontrar nas próximas Olimpíadas. Para o Arcebispo do Rio de Janeiro, a presença da bandeira no Cristo Redentor motiva a busca pela paz e indica que a cidade está se preparando para ser sede de grandes eventos mundiais começando no ano que vem com a Jornada Mundial da Juventude.

Queremos pedir a intercessão do Cristo Redentor que não só durante as Olimpíadas, mas que a presença da bandeira olímpica leve-nos a trabalhar pela paz, pela fraternidade, que diminua a violença e que creçamos na fraternidade. Que esse sinal esportivo nos ajude a ver a fraternidade necessária para a união dos povos, afirmou.

Após o evento, os voluntários se reuniram aos pés do Cristo Redentor, onde padre Omar Raposo celebrou a Santa Missa. Através do calor da fé dos jovens foi possível chamar a atenção de todos aqueles que passavam pelo monumento. Um deles foi o padre Raymond, da Alemanha. Motivado e emocionado em ver a energia da juventude carioca, ele, que estava com um grupo de alemãs, se ofereceu para concelebrar a Eucaristia. Assim como o padre, muitos foram os que se juntaram para bendizer o nome do Senhor durante a Santa Missa.


Fonte: site Arquidiocese

Nenhum comentário:

Postar um comentário