domingo, 21 de outubro de 2012

"Na família está o DNA da humanidade"


Neste domingo, 21 de outubro, o Brasil comemora o Dia Nacional de Valorização da Família, conforme a Lei nº 12.647, que instituiu a data com o objetivo de chamar a atenção da sociedade, governos e responsáveis políticos para a importância da família como instituição fundamental ao desenvolvimento humano.

A justificativa do Projeto de Lei (PL) 3.905/2008, do deputado Leandro Sampaio (PPS/RJ), destacava que a data é uma homenagem à família brasileira — núcleo vital e célula indispensável na formação de verdadeiros cidadãos — e apontava que um dos principais objetivos seria fazer com que esta reflexão pudesse incentivar a criação de políticas públicas capazes de promover a igualdade entre os cônjuges, a assistência social a crianças, adolescentes e jovens, o acesso à educação, entre outros, que gerem estruturas sociais que permitam às famílias marginalizadas atingir as mínimas condições de estabilidade.

Em consonância, conforme a orientação do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP), celebrado no final de setembro deste ano, a Igreja Católica adere à comemoração tornando a data oportuna para a evangelização da família brasileira. Por todo o país, neste dia, as comunidades promovem atividades e eventos que destaquem a família como espaço privilegiado e insubstituível para que um homem e uma mulher possam, através do matrimônio, gerar e educar seus filhos no exercício da família cidadã.

O Papa Bento XVI ensinou que “a família é patrimônio da humanidade”. O Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio e animador da Pastoral Familiar, Dom Antonio Augusto Dias Duarte, explicou que é possível fazer essa afirmação porque na família está o DNA da humanidade.

 — A família é patrimônio da humanidade porque ela é o berço do ser humano, nela se dá o nascimento, o crescimento e amadurecimento do homem... é como o DNA da humanidade, já que no DNA de uma pessoa está presente tudo aquilo que ela vai ser no futuro. (...) Na família, a gente encontra tudo aquilo que deve ser a sociedade humana: em primeiríssimo lugar, ela é a grande escola de virtudes sociais, e é modelo de como deve ser uma sociedade, na qual as pessoas devem pautar-se pelo amor, pela bondade, pela misericórdia, pelo perdão, para poder anular qualquer foco de vingança, de discórdias, de brigas. Por isso ela deve ser muito valorizada: para se ter uma sociedade marcada pela humanidade das pessoas, esclareceu.

Dom Antonio acredita que uma lei que valoriza a família é muito válida porque traz consigo a reflexão sobre os motivos pelos quais ela merece relevância:

— A primeira função da lei é destacar que a família não é uma realidade que é criada culturalmente, é uma realidade natural. (...) Essa realidade, que está presente em todas as regiões do Brasil, deve ser percebida e valorizada para que haja pessoas que encontrem nessa escola tudo o que é necessário aprender para viver na sua individualidade e em sociedade, afirmou.

Fonte:site Arquidiocese

Nenhum comentário:

Postar um comentário