domingo, 2 de junho de 2013

Hora Santa do Ano da Fé: Arquidiocese do Rio em comunhão com o Vaticano


A Igreja Católica organiza pela primeira vez no próximo domingo, 2 de junho, uma Hora Santa simultânea em todos os fusos horários do planeta, para marcar o "Ano da Fé". Em comunhão com o Papa Francisco e em atenção ao Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, que tem a tarefa de organizar os grandes eventos relacionados ao Ano da Fé, a Arquidiocese do Rio de Janeiro realizará a Hora Santa, no próximo domingo, às 12h, na Igreja de Sant’Ana – Santuário Nacional de Adoração Perpétua –, simultaneamente com a Hora Santa presidida pelo Sumo Pontífice, em Roma.

O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, presidirá a Hora Santa acompanhado de seus bispos auxiliares, sacerdotes, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, e fiéis de toda a Arquidiocese do Rio de Janeiro.

— Celebramos quinta-feira passada a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Jesus Cristo. Já é tradicional em nossa Arquidiocese a procissão da unidade, saindo da Igreja da Candelária até a Catedral de São Sebastião. Caminhamos com Cristo, somos chamados à missão e buscamos a unidade. Rezamos de maneira especial diante do Santíssimo Sacramento pelo êxito da JMJ Rio 2013. Colocamos nas mãos do Senhor os nossos trabalhos e lutas para que os que estarão participando de perto ou de longe tenham um verdadeiro encontro com Deus. Neste domingo, dia 2 de junho, estaremos todos unidos ao Santo Padre na Hora Santa do Ano da Fé, ao meio-dia, em nosso Santuário Nacional de Adoração Perpétua. Depois da feliz visita ao Papa Francisco partilhando os sonhos de nossa Jornada Mundial da Juventude que ele virá para presidir a nossa alegria em poder servir faz com que a oração seja constante por todas essas intenções, afirmou Dom Orani.

Ano da Fé
Por convocação do Papa Emérito, Bento XVI, a Igreja iniciou o Ano da Fé no dia 11 de outubro de 2012. A escolha da data se deve também ao 50º aniversário do Concílio Vaticano II e ao 20º aniversário da promulgação do Catecismo da Igreja Católica. O encerramento do Ano da Fé será em 24 de novembro de 2013, Solenidade de Cristo Rei.

Com o objetivo de fazer com que cada cristão possa redescobrir o caminho em Cristo, o Ano da Fé tem alcance universal e está sendo um momento onde todos têm a oportunidade de professar nas Igrejas do mundo inteiro, nas casas e no meio do povo a crença no Senhor Ressuscitado. Em artigo publicado no Portal da Arquidiocese, o Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro Dom Luiz Henrique afirmou que diante dos desafios da sociedade é necessário que os cristãos estejam cada vez mais convictos de seus valores:

— O que precisamos urgentemente é de uma fé mais adulta, mais amadurecida, preenchida de uma fidelidade inabalável em Deus e sua Igreja. Hoje, mais do que nunca, necessitamos de cristãos convictos para responder aos desafios de uma sociedade em que a cultura da morte se torna cada vez mais presente, como também o descaso com os valores morais.
Devemos começar especialmente em nossa família eclesial. Precisamos de fiéis mais firmes em suas posturas, no sentido de abraçar a fé e traduzi-la na vida. Precisamos dar um basta nos “achismos” deletérios que confundem o povo de Deus, ao considerar que é possível se dizer cristão católico e apoiar o divórcio, o aborto e outras questões graves que atentam contra a dignidade da vida humana. Contra esses ataques à solidez doutrinária e à comunhão de valores e ensinamentos temos a riqueza de tantos documentos magisteriais que muito auxiliam no sentido de dissipar quaisquer dúvidas que, porventura, possam estar penetrando em nossos corações, deixando-nos fragilizados em nossa vida de fé.

A Igreja de Sant’Ana fica na Praça Cardeal Leme, 11 – Centro.

Fonte: arqrio.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário