terça-feira, 4 de junho de 2013

JMJ: local da vigília com o Papa tem forte presença católica


Com uma média de 100 igrejas e capelas, a região de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, será o palco da vigília e da missa conduzidas pelo Papa Francisco, nos dias 27 e 28 de julho. A celebração faz parte dos atos centrais da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013.

Guaratiba tem uma população estimada em 110.049 habitantes, segundo dados do Censo Demográfico 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A relação é de uma igreja para cada mil pessoas, em média.

Na região, são cinco igrejas católicas matrizes com uma média de 19 capelas cada uma, de acordo com o padre Josemar Inácio da Rocha, administrador paroquial da Igreja Matriz Salvador do Mundo. Ele afirma que a Igreja Católica tem uma representatividade muito grande na região, especialmente durante as festas Católicas.

— Nossa presença em Guaratiba é muito ativa. As atividades paroquiais reúnem mais de mil pessoas, disse. No domingo de Pentecostes, por exemplo, a Matriz Salvador do Mundo celebrou seis missas pela manhã. Na celebração da noite, muitos fiéis precisaram acompanhar pelo lado de fora. — Não coube dentro da igreja. Ficou pequena no domingo de Pentecostes, conta padre Josemar.

Uma das maiores festas é a de São Salvador do Mundo, no dia 6 de agosto. Na carreata do ano passado, a comemoração alcançou uma média de cerca de quatro mil pessoas.

A maior parte dos fiéis de Guaratiba são católicos, de acordo com informações do jornal O Globo. Os números indicam que, na Região Administrativa de Guaratiba, os católicos representam de 50 a 59% da população. Os evangélicos vêm a seguir, com pelo menos 25%.

Fonte: arqrio.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário