quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Cerca de 70 mil fiéis participam da procissão de São Sebastião

As homenagens a São Sebastião, padroeiro da arquidiocese e da cidade do Rio de Janeiro, prosseguiram na tarde desta segunda-feira, dia 20 de janeiro. Às 16h, a tradicional procissão levando a imagem histórica do santo saiu da Igreja dos Frades Capuchinhos em direção à Catedral, tendo à frente o arcebispo Dom Orani João Tempesta. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, também acompanhou o cortejo. Segundo informações do Vicariato para a Comunicação Social, cerca de 70 mil fiéis participaram da procissão. O dia marcou a abertura do Ano Arquidiocesano da Caridade.
Pelas ruas por onde passou, a procissão foi acolhida por moradores que acenavam em suas janelas com lenços vermelhos. Bispos, padres, seminaristas, religiosos, membros das pastorais sociais e de associações, junto aos milhares de fiéis, rezaram pela cidade do Rio de Janeiro, pelos jovens, pelos doentes, pelo Papa Francisco e pela Igreja. Aos pés da imagem do santo mártir, devotos depositaram seus pedidos.
Ao longo do trajeto Dom Orani fez duas paradas: a primeira em frente ao Hospital da Polícia Militar e a segunda, em frente ao Instituto Nacional de Câncer (INCA). Nesses locais, elevou uma prece por todos os doentes, pela equipe médica e pelos familiares dos pacientes, pedindo a intercessão de São Sebastião por cada um. “Pai de bondade, olhai por todos que aqui estão e os guarde em sua misericórdia. Que as pesquisas avancem e que sempre mais encontremos melhores caminhos para a cura”, rezou o cardeal eleiro diante do INCA.
temp_titleDSC_0108_20012014233428Auto conta a vida do padroeiro
Na Catedral, milhares de fiéis já aguardavam o cortejo. Dom Orani trazia em suas mãos a relíquia do padroeiro. Posicionada a imagem histórica em frente ao palco montado na Avenida Chile, teve início o auto de São Sebastião, encenado pela companhia de teatro da Casa Julieta Serpa.
Dirigidos por Márcio Fonseca, os 22 atores que compuseram o elenco apresentaram um espetáculo de 23 minutos. O papel principal foi representado pelo ator André Rosa. De autoria de Valcir Carrasco, o auto contou a história do santo guerreiro, que deu a sua vida pela defesa da sua fé. Ao final, os atores apresentaram algumas flechas que atingem hoje a cidade do Rio de Janeiro: miséria, violência e falta de caridade foram temas levantados. Porém, afirmou o elenco, “o Rio vencerá esses desafios junto a São Sebastião, discípulo da fé e da caridade, mensageiro da paz”.
Também fizeram uma homenagem a Dom Orani pela sua eleição ao cardinalato. Uma grande faixa foi aberta, na qual estava escrito: “A Arquidiocese do Rio e o povo do Rio de Janeiro saúdam o cardeal Dom Orani João Tempesta”. Os fiéis presentes encerraram o momento com aplausos ao arcebispo do Rio.
temp_titleDSC_0137_20012014233446Cristo como meta
Dom Orani subiu ao palco para a bênção dos fiéis e da cidade com a relíquia do padroeiro. Antes, falou aos presentes, ressaltando a necessidade dos cariocas se comprometerem em rezar por ele nesta nova missão confiada pelo Vaticano.
“A inspiração que o Senhor me deixou no dia em que fui eleito cardeal foi de nunca perder de vista Cristo, mas tê-lo sempre como alvo, como meta. Que eu possa enxergar as pessoas, a Igreja e os acontecimentos da cidade como ele faz, do alto do Corcovado”, disse o carcebispo.
Ao falar sobre o Ano Arquidiocesano da Caridade aberto hoje, ressaltou o exemplo de São Sebastião e convocou os fiéis a serem missionários e exercerem uma presença curativa na sociedade. “O carioca já traz o jeito de São Sebastião, de não se abalar com os ferimentos, mas permanecer firme na fé”, pontuou.
Missa
Após a bênção, o cardeal eleito se dirigiu para o interior da Catedral, onde presidiu a Santa Missa, que encerrou o dia do padroeiro na cidade. A celebração marcou, também, o envio dos seminaristas para a realização de trabalhos sociais em paróquias da Arquidiocese do Rio, de diversos bairros, como Guaratiba, Inhaúma, Complexo do Alemão e Acari. A missão acontecerá a partir do dia 2 de fevereiro e terá a duração de aproximadamente um mês.
temp_title1390250748001_20012014194139Na procissão de entrada, agentes das pastorais sociais da arquidiocese levaram cartazes alusivos ao Ano da Caridade, que foram colocados em frente ao presbitério.
Na acolhida, Dom Orani agradeceu a Deus por iniciar as atividades pastorais de 2014 com o padroeiro e colocou no altar do senhor todas as intenções ouvidas durante a Trezena de São Sebastião, nas diversas comunidades do Rio de Janeiro por onde a imagem peregrina passou.

Durante a homilia, o arcebispo falou do exemplo de São Sebastião e desejou: "com São Sebastião, que está aqui conosco, que todo homem e mulher possa viver com coerência sua vida batismal e, por consequência, o amor ao próximo".

Ao falar sobre o Ano da Caridade, lembrou que ela é uma virtude do Senhor, que "somos chamados a viver, precedendo qualquer ação". E exortou: "Que a caridade reine em nossos corações".
Fonte: arqrio.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário