sexta-feira, 7 de março de 2014

Papa enfatiza: não há estilo cristão sem a cruz e sem Jesus

Santo Padre destacou que o estilo cristão é humilde, manso e generoso


Humildade, mansidão e generosidade: este é o estilo cristão, um caminho que passa pela cruz, como fez Jesus, e é um caminho que leva à alegria. Esta foi, em síntese, a reflexão do Papa Francisco, na homilia desta quinta-feira, 6, na Casa Santa Marta.
O Santo Padre recorda as palavras de Jesus no Evangelho do dia: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz, a cada dia, e siga-me”. Segundo o Papa, esse é o “estilo cristão”, porque foi Jesus quem primeiro percorreu este caminho.
“Nós não podemos pensar a vida cristã fora deste caminho que Ele fez primeiro: o caminho da humildade, da humilhação, de aniquilar a si mesmo e depois ressurgir. O estilo cristão sem a cruz não é cristão, e se a cruz é uma cruz sem Jesus, não é cristã.”
Jesus deu o primeiro exemplo, diz Francisco. Mesmo sendo igual a Deus, aniquilou-se, fez-se servo por todo o povo. Este estilo de vida é o que trará a salvação, conforme enfatiza o Santo Padre, dará alegria e tornará o homem fecundo. “Porque este caminho de renunciar a si mesmo é para dar vida, é contra o caminho do egoísmo”
O Pontífice lembrou que seguir Jesus é alegria, mas fazer isso com o estilo de Cristo, não com o estilo do mundo. Ele explicou que seguir o estilo cristão significa percorrer o caminho de Deus, cada um como pode, para dar vida aos outros, não para dar vida a si mesmo.
“No início da Quaresma, peçamos ao Senhor que nos ensine um pouco deste estilo cristão de serviço, de alegria, de aniquilação de nós mesmos e de fecundidade com Ele, como Ele a quer”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário