quarta-feira, 9 de abril de 2014

A misericórdia é uma carícia de Deus sobre os nossos pecados, diz o Papa

A misericórdia é uma carícia de Deus sobre os nossos pecados. Esta é a mensagem principal do Papa Francisco na Missa desta segunda-feira, 7 de abril, na Capela da Casa de Santa Marta. Partindo do Evangelho de S. João no seu capítulo 8, que a liturgia nos propõe, o Papa Francisco refletiu na sua homilia sobre o episódio da mulher adúltera.
“Deus perdoa não com um decreto, mas com uma carícia, acariciando as nossas feridas do pecado. Porque Ele está envolvido no nosso perdão e na nossa salvação”. Por isso, de acordo com o Papa, Jesus não humilha, não pergunta à mulher o que fez, quando fez, como e com quem. Ele apenas diz: ‘Vai, vai e não voltes a pecar’. “É grande a misericórdia de Deus, é grande a misericórdia de Jesus. Perdoar-nos acariciando-nos.”
A misericórdia, afirmou o Papa Francisco, vai além e atua na vida de uma pessoa colocando de parte o pecado. “Também nós, quantos de nós, talvez devam ir para o inferno? E aquela é uma justa condenação... mas Ele perdoa para além disso. Como? Com esta misericórdia!”
Os escribas e os fariseus que apresentam a Jesus a mulher surpreendida em adultério não estão preocupados com aquela mulher, afirmou o Santo Padre, mas com as respostas de Jesus: se aconselhasse o apedrejamento ou decidisse perdoar a mulher Jesus seria sempre motivo de acusações por parte dos fariseus. ‘Quem de vós estiver sem pecado atire a primeira pedra’ – esta foi a resposta de Jesus, observou o Papa, o que lhe permitiu ficar a sós com a mulher, pois todos foram embora. Jesus diz-lhe que também Ele não a condena e, segundo o Papa Francisco, vai para além do perdão. “Jesus vai para além da lei. Não diz que o adultério não é pecado! Mas não a condena com a lei. E este é o mistério da misericórdia de Jesus.”
“Mas Padre, a misericórdia apaga os pecados? Não. Aquilo que apaga os pecados é o perdão de Deus!”, disse Santo Padre. De acordo com ele, a misericórdia é o modo como Deus perdoa. “Jesus vai além. Aconselha a não voltar a pecar. Aqui se vê a atitude misericordiosa de Jesus: defende o pecador dos seus inimigos, defende o pecador de uma condenação justa”, disse. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário