terça-feira, 24 de julho de 2012

Oitavo dia da Novena

8º dia – São Joaquim, fiel e justo.

Ant.:   Vossa justiça é justiça eternamente
e vossa lei é a verdade inabalável.

Salmo 118(119),137-144 - XVIII (Sade) - Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei
Feliz aquele que lê e aqueles que escutam as palavras desta profecia
e também praticam o que nela está escrito (Ap 1,3).

- Vós sois justo, na verdade, Ó Senhor, *
e os vossos julgamentos são corretos!
- Com justiça ordenais vossos preceitos, *
com verdade a toda prova os ordenais.
- O meu zelo me devora e me consome, *
por esquecerem vossa lei meus inimigos.
- Vossa palavra foi provada e comprovada, *
por isso o vosso servo tanto a ama.
- Embora eu seja tão pequeno e desprezado, *
jamais esqueço vossas leis, vossos preceitos.
- Vossa justiça é justiça eternamente *
e vossa lei é a verdade inabalável.
- Angústia e sofrimento me assaltaram; *
minhas delícias são os vossos mandamentos
 - Justiça eterna é a vossa Aliança; "
ajudai-me a compreendê-la e viverei!
Glória ao Pai ...

Ant.:   Vossa justiça é justiça eternamente
e vossa lei é a verdade inabalável.

Leitura                                                                                                        Hb 10,32-39
Lembrai-vos dos dias de outrora, logo que fostes iluminados. Quão longas e dolorosas lutas sustentastes. Seja tornando-vos alvo de toda espécie de opróbrios e humilhações, seja tomando moralmente parte nos sofrimentos daqueles que os tiveram que suportar. Não só vos compadecestes dos encarcerados, mas aceitastes com alegria a confiscação dos vossos bens, pela certeza de possuirdes riquezas muito melhores e imperecíveis. Não percais esta convicção a que está vinculada uma grande recompensa, pois vos é necessária a perseverança para fazerdes a vontade de Deus e alcançardes os bens prometidos. Ainda um pouco de tempo sem dúvida, bem pouco, e o que há de vir virá e não tardará. Meu justo viverá da fé. Porém, se ele desfalecer, meu coração já não se agradará dele (Hab 2,3s). Não somos, absolutamente, de perder o ânimo para nossa ruína; somos de manter a fé, para nossa salvação.

 Pai nosso - Ave Maria - Glória ao Pai

Nenhum comentário:

Postar um comentário