quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Quaresma: Tempo de Conversão

Nessa quarta-feira, 22 de fevereiro, a Arquidiocese do Rio de Janeiro iniciou o tempo da Quaresma com uma Santa Missa, na Catedral de São Sebastião, presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta e concelebrada pelos Bispos Auxiliares, Dom Paulo Cezar e Dom Pedro Cunha, além de outros sacerdotes.

Ao iniciar a Celebração Eucarística – que contou com a presença de inúmeros seminaristas- Dom Orani deu as boas vindas aos presentes e convidou Dom Pedro à falar aos fiéis sobre o sentido penitencial da Quaresma em vista da conversão pessoal e em preparação para a Páscoa. O Bispo Auxiliar recordou que esse é um tempo de conversão.

- Iniciamos esse tempo liturgicamente forte com oração, jejum e esmola. (...) Que todos nós possamos reconhecer a sua pequenez e depositemos nossas esperanças em Deus para que esse periodo seja um tempo de profundo “sim’ a Deus, pediu.

Durante a Homilia, Dom Orani lembrou que os 40 dias que antecedem a Páscoa também são um momento de renovação batismal:

- Que façamos Páscoa. Esse foi o tempo de preparação para o batismo e hoje é um tempo de renovação batismal. É desejo da Igreja que esse seja um tempo de renovação, de olhar para a nossa vida, afirmou.

O Arcebispo pediu ainda que cada um visse a Quaresma como um momento especial.

- Gostaria que todos nós colocassemos em nossos coroações que esse momento é um momento especial, que nos transformemos, nos convertamos ainda mais. Somos pecadores e necessitamos de conversão. Eis agora o tempo favorável.

Nessa perspectiva, Dom Orani motivou os presentes a não desistirem, mesmo que as condições não sejam favoráveis ao silencio. Logo em seguida houve a imposição das cinzas, momento em que elas são colocadas em frente aos fiéis recordando que todos são pó e a ele retornarão.


Fonte: Site da Arquidiocese

Nenhum comentário:

Postar um comentário