sábado, 25 de fevereiro de 2012

Santa Quaresma


 "Foi no deserto que o Senhor achou seu povo ... " (Dt 32, 10). Somos convidados pela Liturgia a fazermos este santo itinerário. Este tempo, que remete aos 40 anos de Israel no deserto e também aos 40 dias de Jesus no deserto em preparação a sua missão, são fontes fecundas de inspiração para nós.

O deserto corno sabemos é um lugar aparentemente "sem vida, onde a aridez toma conta de tudo" e a pouca vegetação que surge é quase um milagre. Na espiritualidade cristã, esta é uma imagem bastante forte e sugestiva que propõe um olhar para apenas aquilo que é essencial.

Sem dispersão alguma, os Padres da Igreja descobriram na mística do deserto um lugar privilegiado deste sagrado encontro com Deus e consigo mesmo. Nas santas páginas da Bíblia encontramos este caminho fecundo que nos respalda nesta aventura de fé.

Na quarta-feira que abre a Quaresma com o rito da imposição das cinzas, a Igreja é convidada a um espírito penitencial. Os cantos que tão bem acompanham estes gestos litúrgicos devem nos inserir na dinâmica do voltar-se para Deus, descobrir-se pó, compreender-se um necessitado da graça divina: "Vieste do pó e ao pó voltarás" (Gn 3,19).

É preciso saber colher da liturgia o que ela nos pede. Os ministérios diversos que atuam nas celebrações devem estar profundamente atentos ao clima de interiorização, valorização do silêncio e a toda temática proposta pelas Sagradas Escrituras.

A canção é parte importante em produzir um ambiente propício para rezar o caminho santo da Nova Israel até a Páscoa. Sejamos motivados pelos sinais litúrgicos a descobrir, neste tempo, um tempo de conversão.


Publicado no Jornal Testemunho de Fé de 26 de fevereiro a 3 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário