quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Novo Vigário Episcopal no Vicariato Norte

A Arquidiocese do Rio de Janeiro se alegra com a nomeação, feita pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Orani João Tempesta, dos novos Vigários Episcopais para os Vicariatos Sul, Norte, Suburbano e Leopoldina.

Dia 3 de março as mudanças têm início: o Padre Cláudio dos Santos, da Paróquia Divino Espírito Santo e São João Batista, no Maracanã, será nomeado Vigário Episcopal do Vicariato Norte, às 11h, na Basílica Nossa Senhora de Lourdes, em Vila Isabel (Av. 28 de setembro, 200) e o Padre Alex da Silva Siqueira, da Paróquia Nossa Senhora do Loreto, na Ilha do Governador, será nomeado Vigário Episcopal do Vicariato Leopoldina, às 16h, no Santuário da Penha (Largo da Penha, 19). No dia 10 de março será a vez do Padre Nivaldo Alves dos Anjos Júnior assumir como Vigário Episcopal do Vicariato Suburbano, às 18h, na Paróquia São Brás, em Madureira (Rua Andrade Figueira, 158). O novo Vigário Episcopal do Vicariato Sul será o Padre Henrique Jorge Diegues, da Paróquia São Judas Tadeu, no Cosme Velho, mas a sua missa de posse ainda não tem data marcada.

O vigário Episcopal é um representante do bispo naquele determinado território, tendo o papel, sobretudo, de ser um coordenador pastoral das paróquias. Ele tem a função de ser um motivador pastoral e alguém que acompanha as dificuldades das igrejas, do povo, dos padres daquela área territorial para a qual foi nomeado, sendo também um interlocutor entre a região onde está e o governo arquidiocesano central. De acordo com o Bispo Auxiliar e Moderador da Cúria Metropolitana, Dom Nelson Francelino Ferreira, para a escolha dos novos Vigários Episcopais não há necessidade de eleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário